Por que o Teste A/B é o método mais simples e eficaz para vender mais

| 17/04/2012 - 11:55 AM | Comentários (0)

Quando carrinhos abandonados é um problema, o melhor a fazer é examinar sua loja virtual em detalhes, gerando diferentes relatórios no Google Analytics e depois solicitar ao webdesigner implementar as  mudanças que você julga necessárias. CERTO?

ERRAADOOOO!!!

Você está tentando adivinhar os problemas. 

Teste A/B não só é o inimigo dos adivinhos do ecommerce, como é a FERRAMENTA MAIS BÁSICA para qualquer profissional deste mercado, visto que é o método mais eficaz e mais popular no ecommerce americano para aumentar a taxa de conversão.

E incrivelmente ainda é ignorada por muitos profissionais brasileiros. Se você é um deles, envergonhe-se! Agora continue lendo.

Menos adivinhação, mais mensuração

Vou dar um exemplo muito simples de como o Teste A/B nos ajudou no iPAGARE.

No final do ano passado, fizemos mudanças importantes em nosso website com o objetivo de gerar mais conversões. Como é um website B2B, conversões para nós são pedidos de contato realizados pelo formulário de “entre em contato”.

Tínhamos dados analíticos detalhados do site, incluindo o funil de conversão, para embasar a discussão entre a equipe.

Em certo momento, chegamos a 3 idéias sobre a melhor forma de tornar mais vendedora a página de nosso principal produto.

Neste momento, podíamos fazer três coisas:

  1. Perder mais tempo discutindo qual era a melhor idéia sem chegar à conclusão alguma
  2. Testar as 3 idéias, uma por semana, e ver qual gerava  melhor resultado
  3. Testar as 3 idéias ao mesmo tempo e saber o resultado na metade do tempo, utilizando Teste A/B

Claro que optamos pela última. Criamos 3 versões da nova página, que variavam principalmente quanto à posição e cor dos botões de call-to-action e o texto da mensagem de venda.

Google Website Optimizer

Com o Google Website Optimizer, ferramenta gratuita para teste A/B, colocamos rapidamente o teste para rodar.

O funcionamento da ferramenta é muito simples:

  1. Você informa a URL da página do site que será testada
  2. Informa a URL de cada variação criada para aquela página
  3. Define o que é uma conversão para o teste em questão, informando a URL da página de conversão. (No nosso caso, consideramos o formulário de contato)
  4. Cola um script do Google Website Optimizer no código fonte de cada página acima

Pronto. A partir daí, cada visitante que acessava a página do produto visualizava uma de suas 3 versões.

Em poucos dias de teste a ferramenta gerou dados suficientes para nos afirmar que uma das versões (linha azul) era a pior e que as outras duas versões empatavam.


Moral da história

Quer descobrir rapidamente como converter mais visitantes da sua loja virtual em compradores?

Faça otimizações no seu checkout, no carrinho de compras e na página de produto utilizando Teste A/B para aprender logo o que dá mais resultado. E não se surpreenda se os resultados contrariarem suas hipóteses, o que é comum.

Teste A/B é um tema riquíssimo e também uma ferramenta muito poderosa se associada a teste multivariável e ferramentas de eyetracking e heatmap.

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Categoria: Cases

Sobre Flávio Maciel: Especialista em checkout, sistemas de pagamento e otimização de lojas virtuais. Co-fundador e diretor de marketing do iPAGARE Checkout para Magento, com formação em TI e Marketing. Ver mais artigos deste autor.

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