Potencializar as Vendas da Loja Virtual através do Layout

| 17/01/2012 - 13:36 PM | Comentários (1)

Elementos visuais são muito importantes na concepção da loja virtual, porém eles têm um papel além de dar um visual agradável, eles conseguem orientar os clientes para iniciarem seus processos de compras.

Encontrando Produtos
O maior fator de desistência de um processo de compra é o primeiro passo, ou seja, os clientes simplesmente não conseguem encontrar facilmente o produto que procuram e logo desistem. Muitas vezes o problema pode estar na busca simples, que não contém utilitários para auxiliar, por exemplo, com semântica, termos semelhantes, sinônimos, entre outros, porém na maioria das vezes é falta de comunicação visual.

A melhor forma de fazer ser encontrado, primeiramente é ter uma arvore de categorias bem definidas com o máximo de quatro níveis de profundidade, se os produtos tiverem muitas especificações é mais fácil criar ferramentas que auxiliem os clientes através de filtros e passos ou simples formulário de perguntas optativas. Não devemos permitir que os clientes fiquem perdidos, por isso, caminho de pão (Breadcrumb), caixa de busca bem visível, informações semelhantes são elementos fundamentais.

Exibindo Produtos
A principal experiência sensorial ainda são as imagens 2D dos produtos, por isso, elas são tão importantes no processo de decisão de compra. As imagens devem ter qualidades suficientes para exibir a maioria dos detalhes com facilidade, o recomendável é que existam no mínimo três imagens de um produto, explorando assim as três dimensões básicas. A imagem do produto numa tela de detalhe do produto não deve ter concorrentes visuais que façam com o que o cliente perca o foco, somente o botão de comprar pode ser esse poder.

Outro fator que facilita é mostrar o preço de forma clara e objetiva e muito próxima da imagem do produto e automaticamente acima do botão comprar. Não devemos forçar a inclusão no carrinho para exibir o preço final. Se houver desconto, sempre deverá estar destaque o preço final e com menor ênfase o preço original.

O botão Adicionar ao Carrinho” é fundamental para iniciar o processo de desejo de compra, por isso ele deve ser o principal elemento para ser localizado, identificado e principalmente clicado. Algumas dicas: usar o termo comum “Adicionar ao Carrinho” outros termos confundem os clientes, usar sempre cores que contrastem com o resto da loja, quando clicado ser exibida uma mensagem de sucesso.

Apresentar produtos relacionados é importante, porém alguns cuidados devem ser tomados. As informações devem ser relevantes, não devem ser exibidos outros produtos fora do contexto do produto principal, isso só gerará informações desconexas. Importante é não destacar os produtos relacionados para evitar a criação de um desvio de foco.

Fechamento de Pedido
Tela de fechamento de pedido única retém e auxilia mais nas conversões de vendas, porque neste processo não será necessário tempo de transferência entre páginas, e os clientes quem cada vez mais agilidades e rapidez.

Possivelmente oferecer alguma ferramenta de comunicação instantânea sem perca de foco, e principalmente acompanhamento do pedido que esteja sendo finalizado. Isso irá fornecer mais credibilidade e poderão ser negociadas ofertas especiais e incentivos financeiros para finalização do pedido.

Oferecer a possibilidade do cliente simplesmente comprar, ou seja, não force os clientes a se tornarem usuários (login/senha) para que possam realizar simples compras. Ofereça formas alternativas de autenticação, ou simplesmente, crie uma forma de venda expressa, o foco principal é para a venda e não para captação de dados de usuário.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

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  1. ludmila disse:

    Muito boa e útil a matéria. Apenas uma correção gramatical: perda de foco. “Perca” está errado neste caso.

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