Problemas que podem diluir as vendas de seu E-Commerce

| 18/07/2011 - 00:41 AM | Comentários (1)

Os motivos que levam os consumidores comprarem em uma loja virtual é uma questão importante. Porém, é mais relevante estudar porque os consumidores não finalizam uma compra, e quais são os fatores que fazem com que desistam dela. Abaixo apresentamos alguns motivos frequentes que levam a desistência de compras on-line.

Os Clientes não encontram o produto ideal: Na maioria dos casos o cliente nem sequer chegou ao produto, ou não encontrou nenhuma oferta que o convenceu. Um site de comércio eletrônico deve ser como um bom vendedor e ajudar o cliente a encontrar o produto que deseja. Esta tarefa é muitas vezes ignorada pelo fato da dificuldade em agradar os diferentes tipos de consumidores. Mas já existem diversas ferramentas e métodos para ajudá-los em suas escolhas. Integrar tais ferramentas em sua loja virtual provavelmente melhorará o seu desempenho em vendas.

Sua oferta não é convincente o suficiente: Se o cliente chega ao produto desejado poderá rever a sua oferta: o que quer comprar e por quanto. No melhor cenário, é exatamente aquilo que querem e para eles o produto é mais importante do que quanto irá pagar para tê-lo imediatamente, mas infelizmente isto não ocorre na maioria dos casos. Muitas vezes o cliente pensa que o seu preço é caro e irá pesquisar mais. Felizmente, já existem muitos métodos para aumentar a efetividade de sua oferta, e quanto mais deles você utilizar, mais convincente ela será.

Os consumidores não acreditam em alguns detalhes da oferta: Este é um inimigo sorrateiro, uma vez que pode impedir a compra de um produto sem que o cliente saiba exatamente porque o fez. Se o cliente não confia em algo, não conclui sua compra. Se algumas partes da ofertas não são claras ou os consumidores não conseguem ver exatamente o que, quando, por quanto e como podem comprar, será mais difícil convencê-los a efetuar a compra.

O processo de compra é difícil e sem lógica: De acordo com as estatísticas, pelo menos metade das compras não ocorre por conta de um processo de pagamento ilógico e difícil. Uma loja virtual só será boa se o consumidor poder usá-la instintivamente e ela se adaptar a lógica do cliente, e não ao contrário. Será muito difícil efetuar a venda se houver uma necessidade de obter instruções de como finalizar este processo.

Não conseguir escolher entre os seus diversos produtos: Este é um problema para as empresas que oferecem muitos produtos: se o cliente se depara com muitas ofertas similares que pareçam igualmente boas para eles, e não recebem nenhuma orientação útil para que tome a sua decisão, ele não irá comprar e adiará sua decisão, podendo lavá-los a procurar outra empresa que ofereça-lhes assistência, resultando em perda de venda.

Não encontrar um método apropriado de pagamento: para este problema, não há solução geral, e esta decisão deve ser tomada com base nas preferências de seus clientes. Portanto, a melhor resposta reside em uma boa análise interna.

Há menos de uma década, os vendedores de e-commerce podiam se sair bem apenas assegurando a venda de seu produto sem dar assistência ao cliente. No entanto, com a intensificação da concorrência, não é mais possível ignorar estes detalhes caso se espere obter um desempenho superior de seu site.

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Categoria: Cases

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Comentário (1)

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  1. Flávio Maciel disse:

    Perfeito.

    Especificamente sobre o processo de pagamento ou checkout, é importante que ele seja curto, simples e claro.

    A própria Ecommerce News divulgou uma novidade que o iPagare lançou que aborda justamente este ponto:

    http://ecommercenews.com.br/noticias/lancamentos/ipagare-lanca-checkout-expresso-para-lojas-virtuais-magento

    Trata-se do Checkout Expresso iPagare.

    Abs

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