EdgeRank do Facebook. Você sabe o que isso significa?

| 12/02/2011 - 04:31 AM | Comentários (1)

O Facebook se tornou uma das ferramentas de comunicação mais populares dos últimos anos. Tanto aqui no Brasil quanto no mundo, a rede social vem angariando milhões de usuários. Por causa desta popularidade, a briga para aparecer na rede social vem mexendo com profissionais de SEO, antes apenas destinado aos mecanismos de pesquisa, agora começa a voltar os olhos para o Facebook.

EdgeRank

O EdgeRank é uma das fórmulas utilizadas pelo Facebook para atribuir maior popularidade entre as páginas e perfis da rede. Em linhas gerais, o Edgerank é um algoritmo utilizado pelo Facebook para definir qual conteúdo terá destaque no seu Feed de Notícias. O Feed de Notícias fica localizado logo baixo da caixa de busca do Facebook e, a partir dele, é possível conferir as atualizações mais recentes e as principais notícias na sua timeline.

http://camilapc.files.wordpress.com/2011/02/screenhunter_04-feb-01-20-29.jpg

É aí que o EdgeRank entra. O algoritmo do Facebook determina quais são as principais notícias para cada usuário de acordo com as páginas que ele mais interage. Em linhas gerais, a rede social calcula as páginas ou perfis que você mais comenta, curte ou acessa e dá preferência a eles na hora de exibir as mensagens mais importantes. A fórmula do EdgeRank é essa:

http://www.marismith.com/wp-content/uploads/2011/01/Facebook-EdgeRank-formula.png

Além de mostrar pessoas e empresas em destaque, o Feed de Notícias do Facebook permite filtrar estes resultados de acordo com seus interesses. Atualizações de Status, Fotos, Links, Páginas ou listas de amigos.

http://camilapc.files.wordpress.com/2011/02/screenhunter_05-feb-01-20-32.jpg

Mensurar seu EdgeRank

Dando uma olhada no site da Mari Smith, ela compartilha duas ferramentas para avaliar seu EdgeRank. A primeira é a EdgeRank Checker, que é mais complexo, mas oferece mais informações. O segundo é o Fangager, mais simples e demorado.

Níveis de EdgeRank

Assim como o Google classifica as páginas com a ajuda do PageRank, o Facebook as classifica de acordo com o EdgeRank. Segundo Smith, o EdgeRank pode se classificar assim:

0 a 3: Abaixo da média;
4 a 7: Na média;
Mais de 7: Acima da média;
Valores acima de 20: Excelente!!!

Este é um tema novo, apesar do TechCrunch ter falado dele há quase um ano. Porém, por aqui há pouco conteúdo sobre o EdgeRank. Não sei se o EdgeRank pode ser classificado como uma parte do SEO para o Facebook, como não sei tudo de SEO (sei pouco na verdade) posso estar equivocada. Por isso, se você puder complementar esta informação, use o espaço de comentários e solte o verbo.

Resposta de quem entende

Depois de publicar o post perguntei ao Fábio Ricotta, um dos mestres do SEO no Brasil, sobre a ligação de SEO no Facebook com o EdgeRank. Em duas linhas ele matou a dúvida:

http://camilapc.files.wordpress.com/2011/02/screenhunter_01-feb-02-10-06.jpg?w=640&h=336

Tags: , , , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre Camila Camargo: Camila Porto de Camargo é formada em Comunicação Institucional na UTFPR, e trabalhou durante 2 anos no site Baixaki Tecnologia. Desde maio de 2010 atua como Analista de Comunicação na empresa Compra3 (www.compra3.com.br). Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Fabricio Silva disse:

    Muito bom o artigo, parabéns.

    Será que vamos ficar escravos igual acontece com o PageRank ?

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.