Saiba o chão que você pisa! – Sites de Compras Coletivas: Qual o mais seguro?

| 14/02/2012 - 11:38 AM | Comentários (0)

Com descontos cada vez mais atrativos e pós-venda deficiente, cresce o número de consumidores insatisfeitos com o mercado de compras coletivas.

Só em 2011, foram registradas 45.898 queixas em um único site de reclamações pela internet, um número seis vezes maior do que em 2010, com 7.122 reclamações.

Os dados levantados pertencem ao site Reclame Aqui, um dos mais procurados pelos brasileiros para efetuar reclamações online.

Hoje no país existem aproximadamente 2 mil sites de compras coletivas, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, e ficar atento a idoneidade das empresas e pesquisar sobre a qualidade dos serviços prestados pelas lojas virtuais é fundamental para não sofrer uma experiência negativa no mundo digital.

A pergunta que fica é: Qual desses sites oferece uma compra mais segura? Difícil responder de imediato, mas vários critérios podem ser analisados dentro da internet.

Comece pesquisando a quantidade de queixas que a marca apresenta, sites como o Reclame Aqui oferecem um ranking destacando as empresas que mais sofreram críticas nos últimos 12 meses e até mesmo nos últimos 30 anos.

Depois, atente-se as avaliações dos consumidores perante determinada marca, é possível até mesmo consultar a média geral de notas que cada empresa recebeu e se os consumidores voltariam a realizar negócios com aquela marca ou não.

Outro requisito que deve ser notado é o tempo que cada site de compra coletiva leva para responder as suas queixas e solucionar os problemas.

“É uma grande falta de respeito o descaso que alguns sites de compra coletiva tem com seus consumidores. Comprei uma máquina digital e não chegou no tempo previsto, mandei um e-mail para o site e não obtive resposta. Então, coloquei uma reclamação no Reclame Aqui e demorou 17 dias para o site ver minha reclamação e lembrar que eu existo”, diz Marcela Barros, consumidora de sites de compra coletiva.

Mas nem tudo é um mar de espinhos, há casos também de sites sérios que respeitam a integridade dos consumidores e levam poucas horas para sanar as dúvidas e problemas.

“Sites de compra coletiva devem prestar atenção nas reclamações de seus clientes e buscar o aperfeiçoamento de seu trabalho. As empresas não devem visualizar essas novas ferramentas de marketing de relacionamento como algo ruim, e sim, como uma oportunidade de melhorar seu atendimento e construir um elo ainda mais forte com os clientes, afinal satisfação e crescimento andam juntos”, afirma o sócio-diretor do site Aproveita ABC, Bruno Orcajo.

Reclamações à parte, os benefícios de se comprar em sites de compras coletivas são muitos, não só em termos de redução de preço, mas também em relação à oportunidade de conhecer um ambiente e produto novo e se identificar com a marca. Agora é com você! Revire a internet e consulte os amigos, analise as informações de cada site, escolha o que achar mais confiável e boas compras coletivas.

Tags: , , ,

Categoria: Parcerias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.