Dicas para tornar seu planejamento eficiente

| 27/05/2015 - 08:46 AM | Comentários (0)

dicas-ecommerce

Todo empresário busca estabelecer um planejamento eficiente para obter êxito em seu negócio. No entanto, nem sempre ele consegue sucesso nessa tarefa. Às vezes, sequer chega a estabelecer metas. “O grande salto qualitativo consiste em transformar “desejos” em resultados concretos. O gestor deve entender que identificar objetivos estratégicos significa apenas a primeira etapa de um processo mais amplo”, afirma o executivo da Templum Consultoria, Ricardo Tocha.

Em diversas empresas o planejamento estratégico se concentra em “o que” fazer – e não “em como fazer”. Este equívoco gera planos de ações inexequíveis ou sem poder de mobilização dos funcionários. Veja dez dicas para ajudar na elaboração do plano de ação:

1) Detalhamento – O plano de ação deve trazer claras atribuições, tarefas e prazos. Se ele não apresentar respostas para três questões – quem, o quê e quando – tem grandes chances de fracassar.

2) Plano – A definição do plano de ação permite à empresa a identificar quais os recursos, o tempo e o dinheiro necessários para a implementação do plano de ação.

3) Foco – Cada meta precisa ser específica, expressando o que se quer alcançar. Quanto maior o grau de precisão, melhor. Por exemplo, a empresa deseja elevar a receita em 20%.

4) Ordem de grandeza – O cumprimento da meta acima apresentada se insere em uma estratégia. Ela deve ser contextualizada, dando-lhe uma medida. Assim, a meta passa a ser a elevação da receita em 20% e dentro de 180 dias.

5) Realismo – O plano de ação só receberá apoio da equipe se for realista. Nada de apresentar metas inatingíveis.

6) Relevância – As metas de um plano de ação devem efetivamente mudar a realidade da empresa. Mobilizar a organização em torno de objetivos que nada transformam representa desperdício de tempo e dinheiro.

7) Cronograma – A implementação do planejamento estratégico, com o cumprimento de metas, requer um cronograma. Aqui vale a máxima “o que não tem data de entrega jamais é entregue”. Prazos são fundamentais para o êxito do planejamento.

8) Colaboração – Aproveite o potencial de toda a sua equipe – e não apenas dos responsáveis pelo plano estratégico. Envolva os funcionários, a partir de estratégias traçadas pelo setor de recursos humanos. O planejamento colaborativo apresenta melhores resultados.

9) Avaliação Permanente – A execução do plano de ação exige avaliação permanente pela empresa. Isso permite, por exemplo, a redefinição de metas e a adequação do planejamento a mudanças bruscas no mercado ou na economia.

10) Automação – Planejar requer informação precisa, relatórios detalhados e ferramentas de processamento de registros. Nenhuma empresa hoje consegue crescer sem o uso intensivo de sistemas de automação. A própria definição de metas se dá com base nos dados consolidados da organização e do mercado. Investir em softwares de gestão também é uma forma de chegar ao planejamento eficiente.

Tags: , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
CustomerGauge
Tools E-commerce
Enviou
Sanders
BizCommerce
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.