3 cases de marketing digital no Instagram que você precisa conhecer

Criar conteúdo passa por formatos que vão muito além do texto, como vídeos, fotos, infográficos e até mesmo games. Quanto mais conteúdo, mais relevância sua marca alcança. Uma rede em que é possível trabalhar outros tipos de conteúdo e que você precisa estar presente é o Instagram. A rede de compartilhamento de fotos e vídeos já tem 29 milhões de usuários ativos por mês só no Brasil — número que cresce mais a cada dia.

O Instagram é a rede para você promover um estilo de vida e uma personalidade que tenha tudo a ver com a sua marca. Para te inspirar a criar campanhas que tenham a sua cara, listamos alguns cases de marketing digital que fizeram sucesso na rede. Confira:

A Nike e suas campanhas de sucesso

A Nike é uma marca que soube tirar muito proveito do Instagram. O seu perfil oficial tem mais de 56 milhões de seguidores, mas não é só nele que ficam as campanhas.

Um primeiro exemplo é o @nikerunning, que possui 4,4 milhões de seguidores e que conseguiu reunir uma comunidade de corredores ao redor do mundo, dando incentivo por meio de posts com mensagens inspiradoras e hashtags como #werundirty. Hoje, a hashtag #nikerunning já acumula mais de 2 milhões de publicações, provando o alcance da campanha.

Mas uma das maiores criações de sucesso da Nike foi o Nike PHOTOiD, uma campanha que permitia que usuários criassem tênis personalizados a partir de imagens do Instagram, compartilhassem em outras redes e depois disso ainda pudessem comprar esse tênis personalizado na loja da Nike. Resultado? 600 pares criados por hora e 8% destes foram comprados, isso tudo sem gasto algum em mídia.

A Heineken e o US Open

A Heineken nos mostrou o poder de uma promoção criativa e que tem a cara da marca, patrocinadora de eventos esportivos. A ideia foi dar aos fãs de tênis a oportunidade de conseguirem entradas para a final do torneio US Open masculino, por meio de uma caça ao tesouro na rede social.

Eles criaram uma montagem com mais de 200 fotos postadas no perfil @crack_the_us_open. Tudo que os seguidores deveriam fazer era encontrar uma determinada pessoa na multidão com base em dicas divulgadas no perfil @heineken_US.

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A repercussão foi ótima e em três dias de duração mais de 1500 pessoas participaram! Como consequência, o número de seguidores do perfil da Heineken aumentou em 20%.

A Red Bull e o estilo de vida “Red Bull te dá asas”

A Red Bull é uma das marcas que consegue vender um estilo sem, necessariamente, vender um produto. É raro encontrar no seu perfil do Instagram, com 5,2 milhões de seguidores, imagens de latinhas de energético, por exemplo.

A mensagem que a marca tenta passar na rede social é a ideia do “Red Bull te dá asas”, feito por meio da produção de imagens (fotos e vídeos) que mostram desde esportes radicais até festas. Esse é um estilo de vida que combina perfeitamente com o público jovem e cheio de energia que usa o Instagram — e consome o energético.

A lição que tiramos desse case é que é possível ser relevante para o público por meio de conteúdos que tenham uma relação forte com o que a sua marca vende.

Como fazer isso no seu Instagram

Apesar de termos mostrados cases de marcas grandes, é possível que a sua empresa faça isso localmente. A principal lição que tiramos desses cases de marketing digital é que é necessário muito planejamento, ser fiel ao ideal da sua marca e postar conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu público, indo além do seu produto e envolvendo um estilo de vida que faça parte disso.

Use a rede para contar histórias e aproveite ao máximo as ferramentas que ela oferece, desde os formatos dos conteúdos até o poder de alcance das hashtags.

Pronto para fazer uma campanha de sucesso no Instagram?

Bacharel em administração de empresas pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-SP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo na Babson de Boston. Executiva de marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços nas empresas Lojas Arapuã, Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-SP e Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços, onde foi Diretora de Marketing. Indicada como um dos professores de Marketing mais influentes nas mídias sociais pela revista SMMagazine. É palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Coordenadora dos cursos “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM desde 2008. Professora do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da FGV. Idealizadora do “Digital Strategies Summit”. É articulista de diversos veículos de comunicação, autora do blog www.sandraturchi.com.br e autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce” a ser lançado pela Ed. Atlas no início de 2012.
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1 COMENTÁRIO

  1. Muito boa a matéria. A autora poderia preparar um outro artigo que relatasse como elaborar campanhas em pequenos e-commerce. Aproveito para indicar que no currículo da Sandra é preciso atualizar a data de lançamento do livro, pois o texto aponta que o livro será lançado no início de 2012. Grato.

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