Brasil é o 8º mercado de OTT do mundo. Como isso impacta seus negócios?

Você sabia que o Brasil, hoje, é considerado o 8º mercado de OTT (Over the Top) no mundo? Segundo pesquisa realizada pela consultora Frost & Sullivan, a demanda OTT, em 2018, deverá aumentar consideravelmente devido ao uso de novas tecnologias. Para se ter uma ideia, em 2013, a receita do mercado de vídeo OTT chegou a marca de US$ 96 milhões, e a projeção para 2018 é que atinja US$ 783 milhões.

Esses números comprovam que o mercado de OTT tem aumentado à medida que o de TV por assinatura tem diminuído. Ainda segundo a pesquisa, a TV paga, por exemplo, apresentou uma queda de 100,9 milhões de domicílios para 97,1 milhões, enquanto o vídeo OTT cresceu de 28 milhões para 50,3 milhões. No Brasil, o cenário não é diferente. O número de assinantes de TV Paga tem diminuído a cada dia por inúmeras razões. Uma delas, segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), é a crise financeira, já que muitos dos assinantes pagam um valor alto por vários canais, que na maioria das vezes, não são assistidos.

Todo esse cenário corrobora para a popularização dos serviços de OTT, que nada mais são que entrega de conteúdo audiovisual e também de outras mídias por meio da internet. Esses serviços oferecem inúmeros benefícios, como a facilidade de acesso, consumo de conteúdo em múltiplas telas, além de um preço mais acessível. Tudo isso sem contar a autonomia que o telespectador tem de parar para assistir somente aquilo que deseja.

Observando esse ciclo, os grandes produtores de conteúdo têm buscado se adequar à realidade, ou seja, investir em serviços via streaming, como é o caso da Globo, que proporciona aos assinantes o GloboPlay e o GlobosatPlay. A Igreja Universal, por exemplo, também passou a investir em conteúdos digitais e lançou o Univer Video, um canal que distribui vídeos cristãos para um público que busca por esse tipo de conteúdo.

Performa.AI
Smarthint

Outro exemplo recente é o da Amazon, que anunciou o lançamento de uma série original no Prime Video, serviço de streaming da empresa. Algo parecido também aconteceu com a Fox, que retirou suas séries do Netflix para produzir o próprio serviço de streaming.

Antigamente as pessoas e as empresas que desejavam investir em conteúdo em vídeo, principalmente na internet, tinham como principal canal de distribuição o Youtube. No entanto, a forma de se ganhar dinheiro nessa plataforma está restrita ao número de visualizações ou a veiculação de anúncios. Por meio do OTT, as opções de monetização aumentam e o produtor tem mais domínio sobre o conteúdo. Muito tem se falado sobre as barreiras do mercado, que ao meu ver, estão cada vez menores, o que atrai novos produtores de conteúdo. O valor da produção caiu e a infraestrutura tecnológica está cada vez mais disponível, o que facilita a entrada nesse mercado, além das plataformas que permitem a monetização desses materiais de forma simples e eficaz.

Acredito que adaptar-se a realidade do mercado é fundamental para qualquer negócio que pretende ser inovador. Quando falamos do mercado de vendas e distribuição de conteúdo, por exemplo, o Over The Top é a tendência que deve se firmar pelos próximos anos. E digo mais, acredito que em breve sejamos o primeiro país da América Latina no segmento de OTT.

E aí, vamos observar o crescimento do segmento e começar a apostar as fichas em conteúdo de nicho? É um grande mercado a ser explorado e os resultados podem ser surpreendentes. Pense nisso!

Gustavo Caetano
Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Através da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.