Comentários sobre: O futuro do Token no Brasil /artigos/cases/o-futuro-do-token-no-brasil Um patrimônio do Comércio Eletrônico Sun, 29 Mar 2015 19:37:34 -0300 hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.1.1 Por: Vinicius Nascimento /artigos/cases/o-futuro-do-token-no-brasil/comment-page-1#comment-131858 Wed, 03 Oct 2012 14:18:25 +0000 /?p=42160#comment-131858 Existem aplicativos para smartphones e tablets que funcionam como uma espécie de caixa eletrônico, permitindo que o cliente realize diversas operações com segurança, como transferências, pagamentos de contas ou boletos, visualização de extrato por período etc.
A grande vantagem é: o TOKEN também está instalado no celular, mas para ativá-lo é necessário digitar uma senha. Então, além da senha para acessar o programa, tem a senha para acessar a conta e depois mais essa senha para visualizar o token. E é importante lembrar também que para concluir qualquer operação, é necessário digitar utilizar o token.

]]>
Por: Gilson José /artigos/cases/o-futuro-do-token-no-brasil/comment-page-1#comment-131856 Wed, 03 Oct 2012 13:55:30 +0000 /?p=42160#comment-131856 Só que tem um porém nisso tudo: O consumidor. Por ser brasileiro, tem certos hábitos culturais, e não tiro a razão, e um deles é o fato de qualquer exigencia a mais, ele considera Burocracia e logo desiste. Se voce pensar bem, na verdade pra brasileiro burocracia poder ser sinonimo de demora, muitas vezes sinonimo de dificil ou seja, se ele acredita que vai demorar, vai ser dificil, ou que vai ter que sempre carregar algo no bolso, logo ele desiste.

Mas isso também depende de daqueles que engenham tecnologia, muitas vezes ignoram a facilidade e agilidade de uso. De qualquer forma, a intel ja lançou uma tecnologia chamada IPT, aparentemente pelo que entendi, cada processador passa a ter um token unico vamos dizer assim, que fica atrelado a sua conta ou instituição financeira e a cada x segundos a senha muda, só que tudo isso é feito no processador sem software nem nada o que também é mais uma segurança, caso tentem modificar não vão conseguir pois é fisica faz parte e é integrado ao processador.

Mas cade? Esse é o ponto, não adianta a intel ou outra empresa desenvolver uma teconlogia dessas, se as empresas não adotam.

E tem mais, nem falo da intel, mas se muitas camadas de seguranças existentes fossem acessiveis no sentido de gratuito ou no minimo barato, as pessoas adotariam. Muitos são caros e ainda tem um tempo validade. E mesmo sendo gratuito, muitas vezes, cada instituição financeira quer fazer o seu, do próprio jeito.

O que falta é realmente uma tecnologia ou conjunto de tecnologias e procedimentos unificados, funcionais em qualquer lugar e instituição no Brasil, e pra isso, acredito que depende de uma vontade e interesse do governo, pois é a unica maneria de implementar algo unificado, padronizado.

]]>