Vou copiar um comentário que fiz num artigo do Felipe Martins e gostaria que opinasse:
Antes, deixo uma pergunta: um e-mail mkt no dia seguinte não está fora do timing de compra, considerando um cliente que está fazendo cotação e pode ter a urgência de comprar naquele momento?!
Como profissional de e-comm e como e-consumer quero contribuir com ser artigo ressaltando que o atendimento pró-ativo durante o processo de compra é crucial!
Por diversas vezes me deparei com dúvidas que poderiam ser sanadas via chat, 0800.
Essas duas ferramentas ajudam e muito a, no mínimo, identificar o comportamento de rejeição em finalizar o carrinho e principalmente contornar toda e qualquer objeção.
O atendimento pró-ativo também remete ao artigo publicado dias atrás, sobre o papel (ausência) do “vendedor/atendente” dentro do e-comm, ou seja, sinto falta de ver portais com essa solução, alguém que me diga:
“-Em que posso ajudá-lo?”
e muitas vezes isso seria fator decisivo numa conversão!
Outro ponto é um “ativo” que pode (e deve) ser feito, via fone, logo na sequencia de um abandono, essa ação surpreende o cliente, não com um script de venda mas sim como um ativo de suporte, buscando identificar a motivação de desistência e claro, buscar reter e converter esse cliente.
Raime
]]>