4 T’s: Planejamento Simplificado de Mídias Sociais

Quais as características de um Gerente de Redes Sociais de sucesso?

Com evolução constante as mídias sociais têm garantido a sua parcela nos investimentos direcionados em marketing digital. Um espaço fértil para criação de campanhas, independente do tamanho da empresa, não importa se o negócio está começando agora ou se tem 90 anos de tradição, as mídias sociais são atividades cada vez mais comuns e praticamente obrigatórias para os empresários e gerentes.

Neste formato o marketing exige aprimoramento continuo e muita clareza na definição dos objetivos. Para exemplificar alguns dos objetivos podemos destacar o reconhecimento de marca, foco em conversões tanto para lojas virtuais quanto físicas, fidelização de clientes, criação de banco de dados ou até mesmo centralização do processo de atendimento (SAC).

Queremos compartilhar ideias dinâmicas que irão colaborar muito com os resultados das suas campanhas patrocinadas no Facebook e Instagram. De forma simples, queremos destacar separadamente os T’s citados por Neil Patel, pontos que sempre deverão estar destacados para definição de uma estratégia digital. Assim como os 4P’s são importantes para seu planejamento de marketing os 4T’s são importantes para seu planejamento de mídias sociais.

Target.

Qual é o target da campanha? Qual o alvo? Não adianta você correr se não sabe aonde quer chegar.

Se você espera que as pessoas simplesmente conheçam melhor a personalidade de sua marca e você não precisa se preocupar com vendas diretas, você pode atuar para construção de uma #Hashtag e de uma identidade para suas campanhas. Um ótimo exemplo são as postagens da @Starbucksbrasil que utiliza uma identidade nas fotos com o famoso copo e a #MostreOSeuSabor, gerando informações sobre as variedades de produtos.

Mas se seu objetivo são as vendas diretas, você terá que ser mais específico. Uma ação obrigatória é criar as campanhas com links, assim os clientes do público alvo poderão ser direcionados para um ambiente de conversão. Isso irá exigir uma sintonia entre imagens, legendas e informações contidas na página em que o cliente será direcionado, entenda que são ambientes diferentes, mas todos estão gerando informação de um único produto, categoria ou condição especial.

Você poderá gerar informações e conhecimento para seus consumidores, assim você aumenta a chances de converter mais clientes.

Pode ser também que a sua conversão seja novos seguidores, ou mesmo mensagens enviadas por seus clientes à sua empresa via inbox, os alvos serão diferentes de acordo com cada empresa, mas esse alvo/objetivo sempre deverá estar em um pedestal e nunca ser esquecido.

Desta etapa o primordial a ser destacado é que você tenha um alvo, um foco ou objetivo. Defina isso muito bem antes de iniciar qualquer campanha, ou sua empresa poderá realizar investimentos que não trarão retorno.

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Táticas.

Como você já definiu muito bem seu alvo, agora bastará compreender qual a melhor tática que você poderá utilizar em benefício do sucesso da campanha. São muitas as possibilidades, mas citaremos algumas para deixar mais claro.

Influenciadores, você precisará de uma lista de pessoas com número alto de seguidores e engajamento. Eles precisam ter algo em comum para representar a sua marca.

Sorteios ou concursos, isso irá gerar uma grande interação de seus seguidores e você deve estar preparado para se comunicar com cada um deles se necessário.  Esta tática geralmente aumenta muito o alcance de sua página.

Descontos, alguns clientes estão namorando sua marca há algum tempo e estão esperando o melhor momento para adquirir seus produtos ou serviços, um desconto pode ser aquele empurrãozinho que faltava para eles finalizarem a compra.

Diferenciação, se você presta serviços, destaque os pontos particulares de seu trabalho, seus cursos e aprimoramentos. Foque em atenuar as particularidades de seus serviços ou produtos com relação aos seus concorrentes. Responda a pergunta, porque comprar comigo e não com meu concorrente? Assim você perceberá claramente seu diferencial.

Timeline.

Tenha em mente que todos os seus projetos de comunicação deverão ter começo, meio e fim. Por algumas premissas básicas, seu produto pode acabar e voltar com um novo preço no mercado, você precisa mostrar aos clientes que eles precisam aproveitar aquele momento para obter a oferta. Além de conseguir mensurar resultados e com eles motivar sua equipe a entregar tudo no prazo, isso colabora para que a campanha seja efetivamente positiva.

Normalmente você poderá gerenciar campanhas que atuem em conjunto de forma sincronizada, uma poderá ser para obter resultados para longo prazo e outra para que as vendas diretas. O importante é você conseguir traçar estratégias de longo prazo com seus objetivos de branding e posicionamento e em paralelo a isso, colocar pra rodar campanhas suplementares de curto prazo.

Total Gasto.

O orçamento disponível para cada campanha é um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento de sua estratégia no Facebook e Instagram. No marketing digital o famoso ROI (Retorno sobre investimento) poderá ser calculado se você souber exatamente o quanto foi investido em cada campanha e canal.

Como sugestão o indicado é calcular quanto você precisará vender para cobrir o valor X de investimento em mídia, este valor não precisa ser alto inicialmente, mas pode ir progredimento conforme o retorno das vendas acontecerem ou com os aprimoramentos que serão realizados para que essa otimização melhore seu resultado.

A importante frisar que não existe receita pronta para que a sua empresa possa conquistar bons resultados através das mídias sociais. Mas há muito conteúdo como este prontinho para ser posto em prática, e assim você descobrirá que alguns dos segredos do sucesso das empresas nas mídias sociais é a dedicação necessária para compreender os consumidores e a coragem de tomar decisões sem ter medo das novidades.

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Guilherme Carreri é Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing Digital e entusiasta do marketing 3.0 na @CasaMídia.
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