5 dicas de ouro de um varejista de sucesso

Neste post, resolvi escrever de forma diferente.

Ao invés de ficar falando dicas de como atuar no eCommerce, resolvi entrevistar um varejista de sucesso.

Ele é jovem, inteligente e muito competente.

Estou falando de meu amigo e também cliente (por que não?) Gabriel Bollico, CEO e fundador da ShopB.com.br, maior loja de game do Brasil.

Nada melhor do que dicas de quem vive este universo de vendas online a anos, certo?

Então vamos lá…

Rodrigo: Gabriel, qual seria a primeira dica para quem está começando (ou pensando em começar) a vender na internet ?

Gabriel: Páginas internas: Pode parecer besteira, mas capriche! Coloque fotos da sua estrutura quando puder em páginas institucionais, faça um texto sem tanta formalidade e sincero, isso algumas vezes pode ser empurrãozinho que faltava pra conversão. Sempre tem uma primeira vez, as vezes o cliente até quer comprar no seu site, mas como é o primeiro contato com seu site ele pensa “será que é um site de confiança? será que não é uma empresa fantasma?”, muitos procuram entender mais sobre a empresa nas páginas internas, bons textos e fotos que PROVAM que você é real, que tem um negócio sério podem ajudar muito. Exemplo de uma páginas internas em nosso site e que já ajudaram a converter

1 – https://www.shopb.com.br/pagina/entrega-via-motoboy.html
2 – https://www.shopb.com.br/pagina/quem-somos.html
3 – https://www.shopb.com.br/pagina/shopb-na-rede.html

Rodrigo: Verdade, confiança é a base. Que outro ponto você destacaria para aumentar esta confiança do cliente e facilitar a venda?

Inside Banner Mandaê

Gabriel: Atendimento e-mail e chat: Esse tipo de atendimento é o que você consegue fazer (pelo menos em alguns momentos) com calma, aproveite isso, além de responder a duvida em questão, faça algo a mais, o atendimento não serve apenas para sanar uma duvida, ele vai longe! É uma ferramenta de conversão, se bem trabalhada. Um exemplo qual me inspirou a alguns anos atrás, foi um atendimento prestado pela Netflix que se tornou viral, segue link do caso: https://thesocialpedia.wordpress.com/2013/10/16/netflix-atendimento-ao-consumidor-no-estilo-star-trek/

Rodrigo: Realmente este case nos faz pensar no atendimento ao cliente de forma diferente. Pensando em fazer algo diferente, qual outra dica que você daria para nossos leitores?

Gabriel: Opção de retirada: Existe um perfil de comprador que é interessante, é o cliente que tem conhecimento tecnológico, sabe navegar na internet, procura produtos na internet com facilidade mas NÃO compra, ele não compra pelo simples fato de que não quer, não quer colocar os dados do cartão, não quer fazer cadastro e etc. É o cliente que gosta de fazer a pesquisa pela internet e após encontrar o produto/preço de acordo, entra em contato para fazer a retirada. Tenha a opção de retirada disponível. Tenha em mente que se o cliente fez a busca na internet, tem interesse no produto e foi até você, a chance de conversão é altíssima, sem falar que o contato frente a frente pode proporcionar uma venda maior, talvez ele leve mais produtos e o pedido que era para ser X, vira XX.

Rodrigo: Legal Gabriel. Seguindo nesta linha de gerar mais confiança ao comprador. O que nosso leitor pode fazer para evidenciar que o negócio existe?

Gabriel: Fotos, vídeos, prove que você é real: A caminhada do empreendedor é longa, ninguém começa super conhecido. Aproveite suas redes sociais para mostrar um pouco de sua estrutura, equipe. Isso deixa o usuário mais confortável, não deixe as que as fotos/vídeos fiquem só em páginas internas, vá além! Fazemos muito isso por aqui no Facebook, Instagram e YouTube… O feedback sempre foi bacana!

Rodrigo: Maravilha! Muito boa esta dica. Agora, para fechar, manda a última dica matadora para vender mais…

Gabriel: Provoque (no bom sentido) o cliente: Quando se trabalha com produtos de ‘impulso’, é essencial uma ferramenta que provoque o cliente, uma ferramenta que trabalha em cima do COMPORTAMENTO e recomenda a coisa certa para o cliente certo, isso faz muita diferença! Um caso interessante e que funcionou efetivamente pra gente foi: O Cliente entra no site, vai até produto… Fica na página, está na duvida e decide “ah, vou deixar para a próxima”, quando ele ameaça sair do site, um cupom SURGE na tela dizendo praticamente “Ta aqui, o empurrão que faltava, cupom exclusivo, válido por 60 segundos, vai perder essa chance?”, como o cliente estava na duvida e uma oportunidade apareceu, a chance de conversão foi nas alturas! Pra gente funcionou e ainda funciona muito bem!

Opa, esta última dica é bem fácil de fazer inclusive, basta utilizar a SmartHint (minha startup) para “provocar” o cliente rsrsrs.

Pessoal, espero que seja útil para você.

Quer mais entrevistas? Sugira algum tema que eu busco um especialista no assunto para uma nova entrevista.

Forte abraço e até a próxima.

Rodrigo Schiavini
Fundador e CEO da SmartHint. Também foi o fundador da FBITS, adquirida pelo grupo Locaweb em set/2016. É graduado em Análise de Sistemas pela PUC-PR e possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.
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