5 dicas para gerar leads qualificados para seu e-commerce

Um dos objetivos mais comuns de lojas virtuais é a ampliação de sua base de contatos, uma ótima maneira de conquistar potenciais clientes. Por esse motivo, os e-commerces têm investido cada vez mais na geração de leads (palavra em inglês, que significa um indivíduo que tem interesse em algum produto ou serviço).

Existem diversas práticas e estratégias para atrair essas oportunidades de negócios, que devem ser realizadas com sabedoria para que não acabem surtindo um efeito contrário ao desejado. Separamos algumas dicas sobre o assunto. Confira!

  1. Não compre listas de terceiros

A primeira dica e talvez a mais importante é: nunca, em hipótese alguma, compre listas de e-mails prontas. Essa prática, embora seja erroneamente utilizada por aí, pode ser bastante prejudicial para o seu e-commerce por uma série de motivos. Você não conhece as pessoas e provavelmente elas também não te conhecem; chegar oferecendo produtos para alguém que nunca ouviu falar na sua marca irá causar uma péssima primeira impressão! Além disso, há chances de seus e-mails caírem direto na caixa de spam, ou seja, o resultado será zero e o seu trabalho foi perdido.

  1. Faça campanhas de ação opt-in
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Ao oferecer algum tipo de benefício é quase certo que você atrairá pessoas interessadas naquilo que está ofertando. Pode ser um desconto, um conteúdo diferenciado, uma exclusividade ou outra coisa que instigue seu consumidor a se cadastrar em sua lista de e-mails.

  1. Faça campanhas de indicação

Uma boa forma de conseguir novos leads é trabalhar campanhas de indicação de pessoas ou conhecidos. Por exemplo, “indique 3 amigos e concorra a um prêmio”. Também vale oferecer descontos ou benefícios a todos que se engajarem nesse processo.

  1. Pratique ações conjuntas com outras empresas

Quando se trata de marketing, parcerias são sempre interessantes, tanto para as empresas envolvidas, quanto para os consumidores. Procure realizar campanhas com outra companhia que trabalhe com um público-alvo semelhante ao seu, ainda que não seja do mesmo segmento.

  1. Capture e-mails em loja física

Empresas que trabalham também com loja física podem capturar e-mails de clientes que adentram no local, mesmo que não comprem algo. Um exemplo simples e muito utilizado é: “preencha o cupom e concorra a tal cesta ou produto”.

Bruno Gianelli é sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce. http://betalabs.com.br/

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