6 dicas para produzir conteúdo para mídias sociais

Com o anúncio do fim dos números explícitos de curtidas e comentários no instagram durante a conferência F8 de 2019, ficou claro que empresas e pessoas que trabalham com a rede social mais utilizada do mundo vão precisar adaptar sua forma de gerenciar e gerar conteúdo. Os testes já foram iniciados no Canadá com usuários selecionados.

Os números, por mais precisos que sejam em métricas, poderão ser substituídos por algo que já é avaliado, mas que terá ainda maior relevância em análise de dados: o conteúdo gerado. Afinal, a principal motivação do novo sistema é gerar conteúdo de maior valor e focar na interação em si, não em números.

Para desenvolver um conteúdo inteligente e de valor para os seguidores, alguns passos devem ser seguidos, para criar um post de forma profissional e atrativa.

1- Conheça seu público

Esta é a ideia primordial de qualquer ação de comunicação. Para que você gere conteúdo, precisa saber para quem ele será destinado. Isso vai ajudar a definir assuntos e linguagem. A ideia é que seus posts gerem interesse na persona que você definiu como leitora, quem você pretende atingir.

2- Seja objetivo

Estamos na era das imagens. Conteúdo relevante é sempre interessante, mas nem todos estão dispostos a ler grandes textos. Sem enrolação. Seja objetivo e diga de forma direta e clara a mensagem que você quer passar. Esta é uma dica, inclusive, essencial quando falamos de títulos e subtítulos. Assim, nenhuma informação será perdida e seu leitor será 100% contemplado pelo conteúdo.

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3- Promova engajamento

Escrever por escrever não adianta muita coisa. Engajar é a palavra-chave de qualquer rede social. Seu público quer se conectar a você. Sendo ele composto por humanos como você, deixe que sua plataforma tenha maior humanização possível. Converse, responda, ouça críticas… interaja. Afinal, pessoas não são apenas números, elas são o combustível que mantem sua rede social viva e funcional.

4- Mantenha um padrão

Se sua mídia é usada para um objetivo, foque nele. Mantenha uma agenda de postagens que condicionem seus seguidores a saber quando terão novo conteúdo para conferir. Dessa forma, você terá criado um vínculo temporal com seu público. Assim serve para os assuntos e a linguagem que você definiu. Siga a mesma linha e mostre que você não está perdido e sabe exatamente com quem está falando.

5- Mostre conhecimento no seu nicho

Entender o universo no qual seu público está inserido é fundamental. Isso vai ajudar a buscar diferentes formas de comunicar sobre um leque de assuntos que compõem o meio no qual ele está inserido. Não fale apenas de você ou do seu produto/serviço. Fale sobre tudo aquilo que faça parte do dia a dia deles e mostre como você pode ajudar e agregar valor ao que ele já conhece.

Dica bônus: Palavras-chave

Antes de produzir qualquer conteúdo, dê uma conferida em quais as palavras-chave do assunto estão sendo mais buscadas no google. Assim, seu texto, seja em que plataforma for, você vai estar estimulando a promoção orgânica (não-paga) do que você produz no ranqueamento do google. Use essas palavras em seu conteúdo de forma estratégica, sempre com foco em quem você quer atingir.

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Raphael Correa é jornalista e especialista em marketing de influência e conteúdo. Carioca, é hoje morador de São Paulo, onde presta serviços de consultoria de imagem e relações públicas para outras empresas. Influenciador digital há dois anos, atinge seus 50 mil seguidores, mantendo alto padrão de engajamento para o nicho masculino e jovem nas áreas de entretenimento, moda e beleza.
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