6 dicas para utilizar o Instagram a favor da sua marca

O Instagram é atualmente um dos principais canais de comunicação, com mais de 500 milhões de contas ativas e 35 milhões delas apenas no Brasil. Sua popularidade entre os usuários certamente atraiu o interesse comercial, principalmente no mercado on-line. Por esse e outros motivos, estar presente nessa rede social é garantia de retorno para sua loja.

Mas você sabe como aproveitar ao máximo o potencial do aplicativo? Separamos algumas dicas, veja:

  1. Tire boas fotos

Prezar pela qualidade das imagens que você posta não significa contar com uma câmera profissional. É possível conseguir fotos incríveis usando apenas o celular! Atente-se à resolução, conteúdo e como você as usa para compor um feed harmonioso.

  1. Frequência das postagens

Criar uma conta e deixá-la abandonada, além de não fazer sentido, afasta potenciais clientes que conhecem sua loja por meio da rede. Para manter sua página atualizada, você precisará ter um planejamento de mídias sociais e determinar os melhores horários e dias da semana para postar.

  1. Aposte em legendas criativas e engajadoras
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As legendas são ótimas aliadas para conquistar mais curtidas. Além disso, também são úteis para gerar mais tráfego na sua página, uma vez que os mecanismos de busca também guardam as informações de texto e hashtag. A linguagem e a abordagem que você utiliza devem estar de acordo com o posicionamento da sua marca e, principalmente, com seu público-alvo. Saiba discernir se suas postagens pedem certa formalidade ou uma linguagem mais divertida e descontraída. Dependendo do contexto, você pode até utilizar emojis, gírias, memes e gifs!

  1. Use hashtags (mas com moderação!)

Nem todo mundo sabe, mas a função das #hashtags vai além de adicionar informações à legenda da imagem. Elas servem para contextualizar sua publicação em um resultado de busca por determinado tópico, de modo semelhante a um SEO. Usar palavras-chave em alta ajuda suas fotos a serem facilmente encontradas. Mas não exagere: o ideal é que se utilize até cinco hashtags, no máximo.

  1. Mapeie suas fotos

Uma das tendências do marketing nas mídias sociais é a utilização da geolocalização. Sabendo se posicionar no mapa, você aumenta as chances de atrair consumidores não apenas que frequentam suas proximidades, mas também que se identifiquem com a cultura do local onde está a sua empresa. Utilize o recurso em momentos específicos e significativos para sua marca, como eventos e datas comemorativas.

  1. Aproveite as parcerias e marcações

Quando um cliente posta uma foto usando seus produtos e marca a sua página, ele quer ser notado. Não deixe de interagir com ele! Fica a seu critério repostar a foto ou não, mas curtir e comentar é uma forma de fidelizá-lo. No caso dos influenciadores digitais, que recebem esse nome justamente pelo poder de influência que exercem nas redes sociais, fazer parceria pode trazer mais visibilidade e popularidade para seu negócio. Envie brindes e produtos para eles como presente, em troca de uma publicação divulgando sua loja.

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Bruno Gianelli é sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce. http://betalabs.com.br/
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