6 dicas valiosas para o lojista se preparar para a Black Friday

Ano após ano a Black Friday atrai milhares de consumidores que buscam aproveitar as oportunidades proporcionadas pela data. Consequentemente, o evento tende a crescer, pois já figura atualmente como um dos mais importantes para o varejo eletrônico nacional. Segundo estimativa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento desse ano deverá ser de R$ 2,506 bilhões, representando um crescimento de 18% em relação ao mesmo período em 2016.

Para aproveitar a visibilidade trazida pelo momento, o setor atrai cada vez mais empreendedores que decidem se arriscar em um dos mercados que mais avançam no Brasil. Assim, a tendência é que a concorrência no e-commerce aumente. Pensando nisso, elaboramos 6 dicas para que o lojista saia na frente da concorrência e esteja pronto para a Black Friday.

  1. Ofereça descontos reais

Essa dica, apesar de óbvia, não é seguida por muitos dos varejistas durante a data, que mancham o período ao mascarar as promoções oferecendo a “metade do dobro”. Assim, ao oferecer promoções reais, o lojista irá atrair muito mais pessoas interessadas e, consequentemente, realizará mais vendas.

É importante lembrar que os consumidores estão mais atentos às propostas irreais, que oferecem descontos ilusórios. Então, para se destacar, é essencial que as lojas atuem de maneira idônea, fazendo com que o público note a diferença entre um e outro. Assim, a reputação da loja tende a ficar positiva, o que gera confiança e, consequentemente, mais visitas e vendas.

  1. Tenha uma pré-campanha

As campanhas de marketing costumam ter um ótimo alcance. Para impulsionar ainda mais o negócio, é essencial que haja a elaboração de estratégias capazes de antecipar a campanha, buscando fixar a marca no mercado, gerando reconhecimento. Dentre as práticas comuns, vale o destaque para o “esquenta Black Friday”, em que o lojista prepara promoções que atraem o público antes do dia oficial.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para que a pré-campanha seja bem-sucedida. Caso a data comece a ser lembrada com muita antecedência, existe o risco de descontextualizar o consumidor, fazendo-o se sentir perdido e gerando o resultado oposto.

  1. Faça uma análise prévia

O comportamento dos clientes tende a variar. Entretanto, sempre existem os produtos mais buscados e adquiridos. Os consumidores modernos realizam pesquisas periódicas sobre os itens que têm interesse em possuir, registrando as variações de preço para validar o desconto oferecido na data.

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Com esses dados em mãos, o lojista consegue elaborar formas e oferecer descontos melhores ou benefícios para os artigos mais desejados, como frete gratuito, atraindo uma grande quantia de consumidores com base em uma estratégia analítica. Para isso, entretanto, é preciso que o estoque do estabelecimento esteja preparado para atender à demanda.

  1. Seja omnichannel

A integração dos meios de comunicação on-line e off-line veio para ficar. Por esse motivo, é fundamental realizar um planejamento por completo da sua marca. Assim, além de aprofundar a experiência do consumidor e a jornada de compra, a percepção de benefícios oferecidos aumenta para o cliente. Oferecer a opção de retirada ou troca em loja física é uma estratégia que gera confiança, pois demonstra preocupação com os compradores antes mesmo que a venda seja concluída.

  1. Desenvolva uma jornada completa

Uma boa trajetória do consumidor fideliza, gerando uma receita recorrente ao fazê-lo voltar a comprar no mesmo e-commerce. Por isso, é fundamental encarar a data como uma clara oportunidade de se comunicar com o público certo e gerar envolvimento.

Antes do período é importante que os lojistas despertem e estimulem o desejo em seus clientes, seja por meio do anúncio de condições especiais, apresentando os produtos que entrarão em promoção ou fornecendo cupons de desconto para cadastros gerados em um determinado período anterior à sexta-feira mais esperada do varejo.

Durante a Black Friday, o comércio eletrônico precisa ir além dos descontos e vantagens. O foco, nesse momento, é atrair o público por meio de campanhas de marketing digital, como e-mail marketing e anúncios em buscadores e redes sociais.

Após o evento, caso a jornada tenha sido bem construída e a história do consumidor esteja entrelaçada com a companhia, é possível realizar convites para as compras de Natal, oferecendo promoções exclusivas ou produtos complementares aos adquiridos na Black Friday.

  1. Seu anúncio é a sua porta de entrada

De nada adianta elaborar ótimas estratégias e possuir descontos imbatíveis se a propaganda não for realizada da maneira correta. Desenvolver anúncios criativos, pensados na experiência do usuário, podem representar toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso. Por isso, utilizar imagens com boas resoluções, textos bem elaborados e chamadas claras são fundamentais. Lembre-se: o anúncio pode representar a primeira interação entre o consumidor e a marca, por isso é importante que essa experiência seja marcante e atraente.

Francisco Cantão

Francisco Cantão, Sócio Fundador da Proxy Media, empresa organizadora do Black Friday de Verdade (www.blackfridaydeverdade.com.br).

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