6 Passos para identificar uma oportunidade de negócio

O que está por trás de identificar uma oportunidade de negócio no mercado? Primeiro é importante esclarecer que há uma diferença entre ideia de negócio e oportunidade de negócio. A ideia mostra o produto/serviço como parte central do negócio e como poderá ser percebido no mercado.

O portal SEBRAE tem disponível em seu acervo, uma publicação específica sobre como é possível enxergar as oportunidades no mercado.

O que considero essencial esclarecer é que há uma diferença entre ideia e oportunidade de negócio. A ideia mostra o produto/serviço como parte central do negócio e como poderá ser percebido no mercado.

É comum que se coloque por trás das ideias, valores pessoais e, que sejam enxergadas sob uma forte influência emocional. Não é esse o caminho! É preciso agir com o máximo de racionalidade no processo que migra uma ideia para uma oportunidade de negócio concreta.

São inúmeras as possibilidades de investimentos com estimativa de lucros, mas toda oportunidade vale o risco? É preciso entender que identificar uma oportunidade de negócio é como um exercício e, por isso, é preciso que o empreendedor esteja apto a desenvolver essa habilidade.

O que é uma oportunidade de negócio?

O termo oportunidade está relacionado a um contexto favorável que permite que algo positivo possa ocorrer em determinado momento. No mundo dos negócios, uma oportunidade é quando se percebe que um produto/serviço pode atender às necessidades, resolver os problemas, atender desejos, etc.

Mas para que se consiga identificar uma oportunidade de negócio de maneira certeira e, mais do que isso, para que se consiga viabilizar essa oportunidade com menores riscos, é preciso seguir alguns importantes passos.

Saiba como identificar uma oportunidade de negócio em 6 passos

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1 – Conheça o seu perfil – Primeiro pense naquilo que gosta de fazer e em quais segmentos gostaria de atuar. Depois, pense nos assuntos e conhecimentos que te instigam. Tente encontrar entre esses dois pontos, ideias de negócios que possam ser descobertas como uma boa oportunidade;

2 – Saiba quais são as tendências do mercado – Faça uma análise tanto do que é novidade em modelos de negócios quanto do que existe há algum tempo e que tem perspectiva de continuar existindo em longo prazo. Quais são os segmentos mais lucrativos? Do que você dispõe financeiramente para colocar essa ideia em prática? O produto/serviço precisa ser durável e precisa estar alinhado às estratégias e competências do negócio;

3 – Grande e ‘possível’ ideia – Lembre-se de que envolvimento emocional com a ideia pode te prejudicar no processo da identificação de uma oportunidade. Coloque as ideias no papel e depois comece a fazer o trabalho de trazer essas ideias para a realidade, esse é um trabalho que deve envolver o máximo de racionalidade;

4 – O que essa oportunidade pode solucionar? – A oportunidade precisa gerar valor ao cliente, ou seja, precisa atender uma necessidade que ele busca, sanar um problema, trazer uma resposta para algo que ele procura;

5 – Identifique a validade da oportunidade – Com análise, é possível compreender se essa oportunidade pode atender à demanda dos clientes por um tempo ou se pode ser válida em longo prazo. Aqueles que identificam oportunidades de negócio com base em novidades tecnológicas, por exemplo, estão se arriscando, já que em pouco tempo muitas mudanças acontecem nesse segmento. Se for um caso desses, é importante que o empreendedor esteja sempre apto a melhorar ou adaptar os produtos/serviços ao longo dos anos;

6 – Avaliação de riscos – Na identificação de uma oportunidade de negócio, é preciso analisar os riscos, que precisam ser compatíveis com o tamanho do negócio que se espera ter.

E se o empreendedor encontrar muitas dificuldades no processo de identificar uma oportunidade?

Não se trata de uma descoberta simples, é preciso análise, pés no chão e se estiver muito complexa essa identificação, é possível contar com especialistas em consultoria empresarial e financeira que poderão dar um norte ao empreendedor.

O ideal é que se pense muito bem antes de investir em algo e de projetar o negócio no mercado, afinal, o objetivo é a expansão, diferente, infelizmente, do que acontece com muitas empresas em início no mercado que não conseguem resistir ao primeiro ano ou aos primeiros cinco anos de existência, por que, na maioria dos casos, não se dedicou ao trabalho de profunda análise.

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Adriano Nodari é Fundador e consultor sênior da Nodari Consultoria, desde 2005. Trabalhou como gestor em indústrias de automação bancária e ergonômica. É especialista em Planejamento Financeiro e Gestão Estratégica de Negócio. Possui MBA em Finanças pelo IBMEC; Pós Graduando em Marketing pela USP; Engenheiro de Produção Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI); Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching; Consultor em Gestão de Conflitos na metodologia SDI, certificado pela Personal Strenghts; BSC – Balanced Scorecard e Gestão por Competência pela FGV; Consultoria Empresarial pela FIA.
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