6 recursos fundamentais de plataforma para um e-commerce de moda

Não deve ser novidade para você que o segmento de moda e acessórios é o líder de vendas no e-commerce ao que se refere ao volume de pedidos. Em 2017, a categoria representou 14,2% das compras realizadas, conforme o relatório Webshoppers. Mas, apesar de seu grande crescimento, muitos consumidores ainda têm receio de comprar produtos deste tipo pela internet, já que não podem experimentar para avaliar conforto, aparência e outros detalhes.

Uma loja virtual de qualquer segmento tem muitas obrigações e desafios similares, mas cada nicho possui suas particularidades. Neste artigo, apresento 6 recursos que são essenciais para um e-commerce de moda, mas que também podem ser aproveitados por lojas virtuais de outros segmentos.

  1. Filtros de busca avançados

Um dos principais atrativos do e-commerce é a possibilidade de acesso a uma imensa variedade de produtos. Quando falamos de moda, então, este ponto é mais fácil de observarmos. Afinal, a moda é uma das principais formas de que as pessoas encontram para construir sua personalidade, passar uma boa imagem, se sentirem únicas e diferenciadas. Com a internet, o consumidor tem acesso a lojas e produtos de todo o país, podendo encontrar facilmente por um item que possua as características que ele busca.

Por exemplo, uma mulher que quer comprar um sapato vermelho, com salto alto, que custe até 200 reais. Imagine a busca que ela teria que fazer para encontrar este produto se fosse a um shopping.

Uma loja virtual, portanto, possui a grande vantagem de poder trabalhar com filtros de busca que facilitem a navegação e procura do usuário pelo item que deseja. Este recurso não só melhora a experiência do usuário em seu site, como também contribui para que seus produtos sejam mais facilmente encontrados no Google.

Para construir seus filtros de busca, é necessário entender quais as características do produto podem ser relevantes para o usuário. Pensando no universo de calçados, os filtros básicos seriam ““tamanho”, “modelo”, “cor”, “marca”, “preço”. Mas, dependendo de sua variedade, pode ser interessante adicionar ainda mais filtros que considerem detalhes específicos, como “altura do salto”, “material”, “ocasião”, etc.

  1. Guia de tamanhos

É natural que um e-commerce de moda possua índices maiores de solicitações de trocas e devoluções. Existem diversas medidas que ajudam para diminuir estes números, e um deles, disponibilizar um guia de medidas.

Na página do produto, próxima à área de seleção do tamanho, deve haver um link visível como “descubra seu tamanho”. Ao clicar, será exibida uma tabela que indica os quantos centímetros cada tamanho daquela marca corresponde. Mesmo que seu e-commerce trabalhe com apenas uma marca, esta informação deve aparecer em todas as páginas de seus produtos. Você pode incluir, ainda, um link no rodapé do site que direcione a uma página que contenha as medidas de todas as marcas que sua loja trabalha.

  1. CRM
Performa.AI
Smarthint

Administrar uma loja virtual significa ter acesso a uma infinidade de recursos e oportunidades para criar ações de marketing e relacionamento eficientes. Para isso, é necessário que seu negócio conte com alguma ferramenta de CRM, que pode constar em sua própria plataforma de e-commerce, senão, deve ser contratada à parte.

Ao utilizar o CRM, é possível obter inúmeros relatórios sobre o comportamento dos usuários em sua loja e automatizar ações que contribuem para suas vendas Algumas das possibilidades: envio de e-mail para recuperação de carrinho abandonado; e-mail marketing comportamental (sugestão de itens conforme os interesses do usuário); acesso à ficha completa de cada cliente para prestar um atendimento de ágil e satisfatório; mapeamento de navegação para análise da jornada de compra ou motivos de desistência.

  1. Central de Trocas

Você pode pensar que se implementar uma central de trocas em seu site, por facilitar o processo para o cliente, o encorajará a trocar os produtos. No entanto, essa é uma estratégia muito inteligente para seduzir o cliente a desistir de devolver um produto, para trocá-lo. A ideia é justamente tornar o processo de troca simples e sem burocracias para o cliente. Basta acessar o site, realizar o login, selecionar o pedido e os itens que deseja trocar e informar o motivo. Enquanto, para solicitar a uma devolução, o cliente precisa ligar para a loja.  Devido a praticidade, seus clientes acharão muito mais atrativo trocar o item ao invés de devolvê-lo.  Essa funcionalidade também é interessante para as lojas virtuais de grande porte e que acabam possuindo muitas solicitações de troca, sobrecarregando sua equipe de atendimento.

  1. “Avise-me quando chegar”

O propósito dessa ferramenta é permitir que o usuário solicite o recebimento de um e-mail para ser avisado quando um item indisponível voltar ao estoque. Porém, no e-commerce de moda, muitas vezes é difícil repor o estoque de produtos, já que as marcas costumam trabalhar com coleções sazonais. Mas ocorrem situações em que um cliente adquire a última unidade por boleto, não efetuando o pagamento ou até mesmo chegou a receber o produto, mas se arrependeu da compra e o devolveu. Nestes casos, assim que o item retorna ao estoque, o sistema dispara o e-mail de notificação aos clientes que solicitaram o aviso.

No entanto, esta ferramenta entrega ainda outras oportunidades, que não são percebidas e aproveitadas pelos lojistas. Com o “avise-me”, você também pode aproveitar para sugerir produtos similares que estão disponíveis na loja, perceber a oportunidade de negociar novos pedidos com seu fornecedor, ou quem sabe, conferir se alguma de suas lojas físicas possui o item em estoque.

Temos um excelente exemplo de um de nossos clientes, uma loja virtual de calçados, que percebeu que um dos produtos possuía um grande número de solicitações de “avise-me”. O fabricante não pretendia produzir mais unidades do produto e a empresa, então, decidir fabricar o seu próprio modelo com características semelhantes, divulgando para toda a base que havia solicitado a notificação.

  1. “Aproveite e leve também”

Sabe aquelas gôndolas no caixa do supermercado? Ou em torno da fila para o caixa de lojas com peças íntimas, meias, rabicós de cabelo, etc e tal? Aquilo não está ali à toa, é uma estratégia de neuromarketing e você também pode aplicar na loja virtual. Se o cliente adicionou ao carrinho uma chuteira, por exemplo, você pode sugerir talco para os pés, meias, uma bola… Aqui é um local que você oferece produtos complementares ao produto de interesse e outros itens estratégicos.

CONCLUSÃO

Todo e qualquer e-commerce precisa se preocupar em como atrair visitantes e despertar o interesse de comprar; entregar usabilidade e boa experiência de navegação; disponibilizar informações completas e claras sobre seus produtos; prestar um bom atendimento; entre inúmeros outros cuidados. Mas isso tudo não depende apenas de criatividade e boa vontade. É extremamente importante utilizar tecnologias que viabilizem suas estratégias, processos e operações. Investir em uma plataforma de e-commerce é essencial para que seu negócio cresça sem limitações.

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Anderson Herzer é fundador e sócio da Moovin, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de plataforma e-commerce. Profissional especialista em usabilidade, marketing digital e gestão de e-commerce.
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