7 dicas de como lucrar mais no e-commerce com o Dia dos Namorados

Considerada uma data sazonal com grande potencial para o e-commerce, o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, movimentou R$ 1,77 bilhões em 2018, registrando um crescimento de 4% no comércio eletrônico, segundo informações do Webshoppers, estudo divulgado pela E-Bit Nielsen, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico. A data tem grande apelo para o desenvolvimento de campanhas promocionais para impulsionar as vendas e, quem sabe, ampliar a carteira de clientes com novidades e diferenciais em iniciativas para promover a sua loja virtual.

Para colocar em prática as ações a seguir, vale lembrar que a loja deve ser um ambiente preparado para a ocasião. Preparar o servidor para a quantidade de acessos esperada para os dias que antecedem a data deve ser prioridade, evitando quedas e, consequentemente, desistências. Portanto, para tornar a sua loja virtual uma vitrine recheada de muitos atrativos para o Dia dos Namorados, escolhi sete dicas para compartilhar.

Ofereça um ticket médio atrativo

Em 2018, também segundo o E-Bit, o ticket médio alcançou R$ 464, por isso, invista em uma variedade de produtos que agreguem ao budget do consumidor e que ofereça bônus de compra para outras mercadorias, por exemplo, assim você amplia a experiência nas vendas e o conhecimento do poder de compra do seu cliente. Desta forma, ele pode considerar se investe o valor em apenas um produto, ou se decide por outras opções, que devem motivá-lo a comprar mais itens por um preço mais em conta, por exemplo.

Aposte em novos clientes

Tenha um espaço dedicado à captação de leads em seu site para o armazenamento de e-mails e informações essenciais para a comunicação com esses interessados e possíveis clientes. Mantenha constante contato, oferecendo novidade e promoções sempre que pertinente. Esse tipo de ação pode render bons resultados no futuro, tanto pela relação mais próxima como para manter uma base de dados atualizada. Com certeza, esse investimento representa assertividade para as futuras campanhas que for realizar.

Promova ofertas relevantes

Apresente os produtos de forma organizada, ofereça no primeiro momento o que você tem de melhor na sua vitrine virtual e crie uma layer de produtos relacionados abaixo do principal, assim você garante mais chances de venda.  Lembre-se de que o consumidor se interessa pelo que está além de uma simples compra, ele busca algo que faça despertar a necessidade ou o desejo por outros produtos que possam ser agradáveis para presentear. Outra dica muito eficiente é usar o Google Shopping, solução que permite visualizar produtos relevantes na sua consulta sobre qualquer segmento. Por meio de uma ferramenta de busca para aperfeiçoar as melhores ofertas da internet, este recurso mostra os melhores resultados. Para incluir seus produtos nessa ferramenta é só ir ao Google Merchant Center e enviar o seu feed de ofertas.

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A peça-chave é interação

Mantenha um relacionamento presente, rápido e eficiente com seus clientes, disponibilize campos de comentários e opinião sobre os produtos, assim conseguirá mensurar a relevância do que está oferecendo na loja, se está sendo satisfatório. Procure chamar a atenção de quem acessa a página, seja por proximidade ou mesmo irreverência, crie uma linguagem objetiva e marcante, que proporcione muito mais personalidade à sua loja online. Uma dica de interação é utilizar um box de chat ao vivo para o atendimento de dúvidas ou sugestões na página, o que demonstra credibilidade e disposição para atender os consumidores da página.

Redes sociais são aliadas da interação

A utilização das redes sociais permite um feedback mais próximo e consistente com seus consumidores. Facebook, Instagram e Twitter são importantes plataformas para diversas marcas quando se trata de relevância para o negócio e para a sociedade de consumo. O desenvolvimento de hashtags precisas, interações diferenciadas para a data, incentivo de postagens, podem ser caminhos para envolver as pessoas, que ficam mais suscetíveis a ampliar seus relacionamentos nessas ocasiões. Esse é o momento de cativar, emocionar, criar campanhas atrativas com as redes sociais sem, necessariamente, gastar muito. É um investimento que vale a pena para o engajamento dos usuários.

Melhore as conexões

Faça uso de plugins das redes sociais em seu site de compras, assim você cria uma divulgação mais dinâmica e permite mostrar presença e credibilidade na rede. Mostrar que sua empresa está presente em diversos lugares oferece uma sensação de conforto e mais segurança aos usuários. Para obter mais sucesso, mantenha esses botões virtuais em pontos de relevância e destaque, mas ao mesmo tempo, abordando o cliente de forma discreta e de simples auxílio na página. Recomendo testar o Instarocket, um gerenciador de contas que ajuda na otimização e visibilidade das marcas, além de possibilitar a captação de seguidores no Instagram oferece relatórios de engajamento mais precisos.

Esteja onde seu consumidor estiver

Invista em propaganda online em sites de interesses e assuntos relacionados, assim você aproxima seus clientes, criando uma abordagem mais natural. Conforme o perfil da sua loja, você pode criar anúncios patrocinados ou um simples box de pouco centímetros em um blog de segmento semelhante ao seu negócio, por exemplo. Esse tipo de ação fará com que mais usuários possam gostar daquele tipo de produto, pois ele já visita aquele blog com frequência e sua marca será notada por ele.

Agora que a sua loja tem as melhores dicas para manter um conteúdo relevante, aproveite para construir uma base sólida de clientes para continuar vendendo mesmo após o Dia dos Namorados. Vale o esforço, afinal a data rende boas vendas e a loja adquire experiência para aproveitar ao máximo as próximas datas sazonais que vêm por aí, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, entre outras. Aproveite a oportunidade e bora vender!

Alfredo Soares
Alfredo Soares, Co-Head Global SMB da VTEX. É fundador da Xtech Commerce, plataforma que em três anos criou mais de 40 mil lojas virtuais e transacionou mais de 500 milhões de reais. Soares é empreendedor bootstrap, palestrante, investidor anjo e fundador e investidor da Socialrocket. Um dos empreendedores promessa endeavor 2016, eleito profissional de tecnologia pelo Fórum E-commerce Brasil 2017 e reconhecido como um dos empreendedores do ano no startup awards.
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