7 inspirações de empresas inovadoras que não param de crescer

Negócios que serão revolucionados nos próximos cinco anos

O assunto inovação é sempre levantado no mundo dos negócios. O que faz as empresas inovadoras? Como os empreendedores podem criar uma cultura de inovação em seu negócio? O que fazer para que um negócio se movimente no campo da inovação e se destaque frente à concorrência?

No relatório de 2017, da Fast Company, foram apresentadas as 20 empresas mais inovadoras do mundo e a razão pela qual foram selecionadas. Dentre elas, destaco as 7 primeiras posições:

  1. Amazon – Essa empresa já era referência na compra e venda de produtos, mas agora também produz filmes e seriados. Criou livrarias e supermercados físicos e se aventurou até mesmo no mercado de hardwares com o Echo, produto mais vendido nas comemorações de fim de ano de 2017, que também tem em sua função o armazenamento em nuvem.
  2. Google – Hoje é mais do que um buscador, mas um dos exemplos de inovação. Atualmente faz parte da Alphabet, companhia com negócios em internet das coisas, saúde, energia e carros autônomos. Além disso, a empresa desenvolveu uma nova maneira de armazenar as fotos em nuvem, além da possibilidade de criar álbuns e vídeos com as imagens.
  3. Uber – Além de ter transformado o transporte nas grandes cidades, a empresa expandiu para o Uber Eats. Carros autônomos já circulavam na rua do Arizona, ditando uma nova tendência da empresa.
  4. Apple – É quase impossível falar de inovação e não mencionar a Apple. O iPhone 7, por exemplo, trouxe lucros recordes para a empresa, que não faturou tanto pelo smartphone, mas por desenvolver os próprios chips ao invés de obtê-los de um fornecedor.
  5. Snap – Antes era a rede social Snapchat e evoluiu para um negócio. A empresa lançou óculos exclusivos que gravam e postam vídeos.
  6. Facebook – No final de 2016, o lucro da empresa tinha dado um salto de 130%, equivalente a US$ 3,568 bilhões. Esse crescimento tão grande foi resultado do sucesso dos anúncios em plataformas móveis.
  7. Netflix – A empresa tem se dedicado cada vez mais à produção de conteúdo original, além de ter disponibilizado o acesso offline e ter alcançado quase todos os países do mundo.

Empresas inovadoras – o que elas fazem de diferente das demais?

A inovação é uma cultura e é interessante pensar que essa cultura pode ser implantada. Empresas inovadoras têm em comum alguns pontos que destaco, tais como:

  • Investem na contratação de talentos – Negócios que querem criar uma cultura de inovação investem em agregar pessoas talentosas ao seu time. Mas é importante aqui destacar que ao contratar um time de pessoas talentosas, é preciso que esse time tenha autonomia, espaço para ter ideias. Steve Jobs disse em uma das suas frases mais marcantes: “Não contrate pessoas talentosas para lhes dizer como têm que trabalhar, contrate-as para que elas lhe digam como você tem que trabalhar”. Para realmente um negócio desfrutar do seu time de talentos é preciso deixá-lo criar, usar todo o potencial.
  • Sempre ouça os clientes – É sempre fundamental ter um canal aberto para ouvir o que os clientes têm a dizer. É assim que é possível entender quais mudanças podem ser necessárias em um negócio, quais inovações realmente poderiam ser implantadas.
  • Errar é positivo para inovar – Quando nesse processo de tentar transformar e evoluir no negócio, ocorrerem falhas, é importante sempre pensar no que deu errado e o que pode ser tirado de aprendizado a toda a equipe. Tudo que não sair conforme o esperado deve gerar uma reflexão e não uma advertência como se aquilo não pudesse mais se repetir, porque em uma cultura de inovação erros são frequentes.
Performa.AI
Edrone
Smarthint
olist

Inovar é preciso!

A inovação é o que dá vida às grandes empresas. Sem inovação, um negócio se torna comparável à concorrência e não lhe sobram muitas alternativas de competição no mercado, além de apenas concorrer pelo melhor preço.

Para inovar é preciso sair sempre da zona de conforto, não se inova usando a fórmula da cópia. Exemplos de empresas inovadoras, por exemplo, devem servir para inspirar apenas, não como uma cópia de atitudes, afinal, inovação é fator que remete à originalidade.

Para tentar uma inovação, seja na criação de algo totalmente novo ou na tentativa de melhorar algo que já existe, é necessário sair do automático. Acredito que inovar é mergulhar no mar das incertezas na busca por um porto de destaque.

Avatar
Adriano Nodari é Fundador e consultor sênior da Nodari Consultoria, desde 2005. Trabalhou como gestor em indústrias de automação bancária e ergonômica. É especialista em Planejamento Financeiro e Gestão Estratégica de Negócio. Possui MBA em Finanças pelo IBMEC; Pós Graduando em Marketing pela USP; Engenheiro de Produção Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI); Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching; Consultor em Gestão de Conflitos na metodologia SDI, certificado pela Personal Strenghts; BSC – Balanced Scorecard e Gestão por Competência pela FGV; Consultoria Empresarial pela FIA.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.