7 maneiras de oferecer frete grátis e ainda lucrar com isso

Que os consumidores preferem pelas lojas virtuais que oferecem frete grátis, você provavelmente já sabe. Grande parte das pequenas e médias empresas, no entanto, acredita que não é capaz de arcar com os custos para conceder o envio gratuito e precisa cobrá-lo do cliente. Confira estas 7 alternativas para conseguir oferecer frete grátis  sem sair no prejuízo e ainda lucrar isso:

  1. “Frete grátis a partir de”

Uma das formas mais comuns de se oferecer frete grátis é determinar um valor mínimo para a compra. Este valor vai depender do tipo de produto que você vende e pode ser mais bem pensado após verificar o seu atual ticket médio. O importante é estipular um valor realista e que motive o cliente a realizar um pedido de maior valor para obter o frete grátis. Bom negócio para ambos os lados.

  1. Frete grátis para determinadas regiões

Se for impossível bancar o envio para uma região, mas viável para outras, tudo bem. Geralmente, o norte e nordeste são as regiões que as lojas não conseguem custear o frete, já que a maioria delas é do sul e sudeste. Assim como os consumidores, que representam juntos, quase 80% da origem de realização de compras online no país, conforme o relatório Webshoppers.

  1. Frete grátis para produtos específicos

Avalie se ao menos em alguns de seus produtos pode ser concedido o envio. Assim, faça uma seleção dos itens, que podem conter uma tag em cima de suas imagens indicando que o mesmo possui frete grátis. O usuário pode também filtrar sua busca somente pelos produtos com envio gratuito, assim como você compartilhar esta lista em suas divulgações.

  1. Frete grátis como ação promocional em datas comemorativas

Uma ótima maneira de experimentar estas alternativas para conceder frete grátis é realizando testes em campanhas sazonais. Aproveite as datas comemorativas e realize a ação de forma criativa e que se enquadre no contexto. Por exemplo, oferecer frete grátis para todos os produtos da categoria feminina no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher; para entregas para todo Rio Grande do Sul, na semana da Revolução Farroupilha.

  1. Opção de retirada em loja
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Possibilidade apenas para as empresas que possuem unidades físicas, permitir que o cliente retire o pedido na loja é um clássico exemplo de experiência omnichannel. Não aconselho desabilitar a opção para moradores de outras regiões, pois o cliente pode estar aproveitando uma viagem para retirar o produto em sua loja. Portanto, chame a atenção para o endereço de retirada, dando destaque ao nome da cidade e estado.

  1. Embutir no valor do produto

Para alguns tipos de produto, de valores mais baixos principalmente, pode valer a pena agregar o custo do frete ou parte dele em seu valor. Coloque a si mesmo nesta situação para compreender melhor: você quer comprar um livro, que está com o valor de R$ 20,00 e o envio custa R$ 15,00. Qual o seu primeiro pensamento? O meu, é que o negócio não está valendo a pena, afinal, o frete corresponde a 75% do valor do produto. Mas e se o livro estivesse com o valor de R$ 35,00 e com frete grátis? Não parece mais atrativo? Acredite, a expressão “frete grátis” tem uma grande força psicológica.

  1. “Frete quase grátis”

Última e não menos valiosa dica: experimente cobrar um valor fixo e simbólico para envio (abaixo de 10 reais), ao invés de ser totalmente gratuito. O custo não causa tanto impacto na percepção e bolso do cliente, mas na soma de todos os pedidos realizados, resulta em uma diferença para a sua loja.

Conclusão

Reforço o conselho de testar as alternativas, sendo que as datas comemorativas podem servir bem para isso. O que funciona para uma empresa X, pode não emplacar na empresa Y, então é importante que você experimente as opções disponíveis e analise com calma os resultados. Lembrando que para poder aplicar qualquer uma destas ações, é necessário utilizar uma plataforma de e-commerce com estes recursos.

Anderson Herzer é fundador e sócio da Moovin, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de plataforma e-commerce. Profissional especialista em usabilidade, marketing digital e gestão de e-commerce.
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