A automação é essencial para o funcionamento dos negócios

Você já deve ter ouvido vários exemplos sobre como as aplicações baseadas em Nuvem e os microsserviços estão ajudando a simplificar o trabalho das empresas. Por outro lado, não há dúvidas de que todos esses conceitos e novidades também têm tornado o ambiente de tecnologia das organizações exponencialmente mais complexo. Sendo assim, a dúvida que fica é: como aplicar essas inovações e ao mesmo tempo garantir o perfeito funcionamento dos negócios?

A princípio, a resposta mais eficiente para essa questão é a substituição dos modelos tradicionais por novas ferramentas automatizadas de monitoramento. Esse é o caminho natural, uma vez que as empresas já estão abandonando os métodos clássicos de produção, migrando seus ambientes de TI para plataformas em Cloud e baseadas em microsserviços, contêineres e alta escalabilidade. Em 2020, 70% das organizações terão microsserviços em sua produção, 90% contarão com estruturas híbridas (Nuvem Pública e Privada) e mais de 50% das companhias irão substituir completamente seus sistemas por modernas ferramentas de monitoramento.

O fato é que a Transformação Digital exigirá cada vez mais automação e, acima de tudo, acompanhamento contínuo por parte dos líderes e gestores corporativos. Afinal, os profissionais não têm tempo e condições de gerenciar de forma ininterrupta todos os dispositivos e recursos que garantem o funcionamento das redes. O esforço manual já não dá conta sozinho dos ambientes complexos, demandando apoio de ferramentas específicas para essa função. As empresas precisam de automação a cada passo, sobretudo diante do surgimento de infraestruturas cada vez mais complexas e em constante mudança.

A automatização é fundamental para ampliar a inteligência e a agilidade das operações corporativas, tornando a gestão, desenvolvimento e manutenção das estruturas de negócios muito mais precisas e úteis. Com mecanismos mais inteligentes, será muito mais fácil e rápido identificar a causa raiz de eventuais falhas para solucioná-las prontamente.

olist
Performa.AI
Smarthint
Edrone

Ao agilizar essas operações de gerenciamento, as equipes técnicas de TI poderão focar suas atividades em raciocínio e estratégia – com ganhos práticos para os negócios, deixando para os sistemas a parte operacional de verificação que precisa ser feita 24 horas por dia, 7 dias por semana. O Gartner estima que, até 2021, os processos inteligentes de automação economizarão 6,2 bilhões de horas que hoje são investidas em tarefas repetitivas. Isso liberará energia para geração de insights e novas fontes de receita dentro dos times.

Os números mostram que sistemas de automação com o suporte apropriado de soluções de monitoramento são uma aposta segura para organizações que buscam crescimento no mercado. De acordo com a pesquisa “Be the New Digital Enterprise”, da Accenture, as corporações que abraçam a Transformação Digital são 26% mais lucrativas do que as que não optam pela modernização do negócio como um todo. Além disso, os principais executivos mundiais estimam que os recursos atrelados à digitalização dos processos produtivos podem injetar US$ 100 trilhões na economia global na próxima década. Não por acaso, grandes companhias já perceberam que inserir os negócios na Era Digital pode gerar resultados extremamente positivos no presente e no futuro.

Soluções que monitoram, coletam e analisam diferentes perfis de clientes serão essenciais para companhias que entendem a importância positiva da experiência dos usuários na performance dos negócios. O uso de inteligência de software para simplificar a complexidade da Nuvem corporativa e acelerar a Transformação Digital está crescendo, mudando a forma como as companhias armazenam e conectam, de forma inteligente, informações sobre as atividades dos consumidores e suas interações com as marcas.

Vale dizer, ainda, que a automação é uma forma prática das empresas acompanharem as necessidades dos clientes e as mudanças no comportamento humano. A modernização é fundamental para atender o novo consumidor, cada vez mais exigente. A geração Z, que nasceu depois de 1994, representará 40% de todos os clientes até 2020. Esses consumidores digitais demandam das companhias mudanças, atendimento rápido e assertivo, relacionamento próximo e produtos personalizados para suas necessidades e interesses. Esse movimento exigirá das empresas uma postura mais inteligente e integrada.

A tecnologia permite que as empresas melhorem as experiências de seus clientes por meio da adoção de novas iniciativas e da redução da complexidade operacional, conquistando o mercado mais rapidamente do que a concorrência. Os líderes que apostarem em inovações tecnológicas como monitoramento e automação de aplicações para melhor oferta de serviços e produtos sairão à frente e terão mais condições de transformar seus negócios em modelos de crescimento. As soluções para a Transformação Digital já existem. Basta sabermos aproveitá-las.

Avatar
Rich Bentley é Senior Director of Product Marketing da Dynatrace.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.