A Black Friday está chegando. Você está preparado para fazer bons negócios?

O comércio eletrônico deve faturar R$2,87 bilhões durante a Black Friday em 2018, alta de 16% na comparação com o ano passado, aponta a estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O número de pedidos pode passar de 8,8 milhões com tíquete médio de R$ 326.

A Black Friday, que neste ano será dia 23 de novembro, é a principal data do calendário do e-commerce brasileiro e, ano após ano, tem registrado sucesso de vendas em todo o mundo. É exatamente por isso que o varejista deve tomar cuidados para que a data seja motivo de lucro e exposição eficiente da marca. Existem algumas sugestões valiosas para chegar ao Black Friday preparado.  Então é importante estar atento aos seguintes pontos:

Ofertas. Invista tempo e atenção nos descontos que você pretende oferecer. Muitos lojistas cortam 30% dos preços, sem distinção, o que não é produtivo nem lucrativo. É possível criar um mapa de vendas com a discriminação do estoque e, a partir dele, criar um fluxo de vendas muito mais positivo.

Contingência. Esse é o momento de fazer uma lista para verificar todos os possíveis gargalos do seu processo de venda. As principais questões são: backups adequados para entrega, abastecimento do estoque, possíveis problemas com o servidor, entre outros. Passe um “pente fino” em seus processos e garanta boas vendas e tranquilidade.

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Demanda. Calcule a demanda da Black Friday consultando as projeções de crescimento das vendas para a data. Una forças com seus fornecedores e garanta que eles estejam preparados para atender uma avalanche de pedidos.

Campanha. É importante contar com uma campanha para construção de “buzz marketing” eficiente, o que pode incluir a contagem regressiva para o evento por meio de anúncios, e-mail, redes sociais, entre outros. Inclua na sua estratégia os microinfluenciadores, tais como os consumidores que já compram e recomendam os seus produtos. Altere as imagens em sua página inicial, incluindo a sua participação na Black Friday. Crie concursos relacionados à data para atrair o público e espalhe a notícia pelas redes sociais.

Carrinhos. Neste momento de muita demanda, é provável que alguns clientes abandonem seus carrinhos virtuais. Configure os e-mails dos carrinhos abandonados e, quando o cliente sair da loja, mande uma mensagem atraente para trazê-lo de volta para concluir a compra.

Para fazer sucesso na Black Friday é preciso planejamento e estar preparado para as vendas e entregas. Estabeleça expectativas realistas e aproveite esse momento de muitas vendas.

Carlos Alves
Carlos Alves é Carlos Alves é Diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e Head de E-Commerce na Riachuelo, sendo um dos precursores dos shoppings virtuais no país e o primeiro lojista a integrar em uma mesma plataforma todos grandes players nacionais.
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