A importância da cultura do Compliance e seus padrões

A transparência e boa gestão em uma empresa são as melhores ferramentas no que se refere a tratar com seus diversos stakeholders (grupos de interesse) – sejam internos ou externos. Daí a importância de conduzir as negociações e abordagens de maneira clara e segura. Portanto, ter uma cultura forte de compliance significa estabelecer códigos de conduta e modos aceitos pela companhia, garantindo padrão e uniformidade na maneira com que os colaboradores se portarão mediante situações de risco, ou, em outras palavras, maior facilidade para seus funcionários no trato com outras entidades.

Em paralelo, por trazer essa transparência de processos, a aplicação do compliance acaba por tornar o negócio mais confiável, com um quadro de colaboradores e parceiros mais conscientes do que estão fazendo. Devido a maior equidade de informações, derrubam-se desconfianças e assumem-se mais segurança nas transações comerciais.

Performa.AI
Edrone
olist
Smarthint

À essa implantação, cabe ao compliance officer gerir melhor o processo, uma vez que ele tem a autonomia para transitar em todos os departamentos e verificar o modo como as atividades são realizadas; extinguindo-se, progressivamente (até a anulação), a cultura arraigada em muitas empresas de “dar um jeito”, cedendo lugar a processos e padrões pré-estabelecidos. Sua ausência, em contrário, gera uma postura muito mais reativa quanto as atividades realizadas, que podem gerar algum desconforto para a organização.

A boa notícia é que já existem ferramentas que facilitam e agilizam processos investigativos, uma vez que a quantidade de dados que deve ser consultada é enorme. Tanto que podemos ver inúmeras ferramentas e soluções surgindo, como é nosso caso com o upMiner, que traz dados de fontes públicas, privadas e pagas em arquivos simples de leitura.

Por fim, volto ao início desse texto para reforçar o quanto é importante que seja estabelecida uma cultura forte e bem estruturada para que a tendência do compliance não seja apenas mais uma ‘regra’ imposta, mas faça parte da atmosfera da empresa, seus colaboradores e toda a sociedade do entorno.

Avatar
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, uma empresa de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.