A importância das fotos nos produtos de ecommerce

A experiência de compra em uma loja virtual é totalmente diferente da loja física, portanto, investir em imagem de qualidade é fundamental para o sucesso de um ecommerce. É um erro, quando alguns negócios virtuais deixam o processamento e a qualidade fotográfica dos produtos em segundo plano. As fotos fornecidas pelos fabricantes podem vir sem tratamento, baixa resolução, que acabam desvalorizando o produto e por vezes impossibilitando a publicação em marketplaces. É preciso ter cuidado ,para não usar foto de produto que está sendo usado por um modelo que não é compatível com a audiência, mercado ou estilo. Claro, que tem um custo, mas a taxa de conversão de vendas pode ser bem maior, além de ampliar a confiança do cliente na loja.

Vamos juntos entender definitivamente sobre a importância das imagens para a sua loja virtual? Destaquei nove dicas fundamentais relacionado ao tema fotografia para o sucesso do seu negócio.

  • Chroma key, famoso fundo verde

Nem pensar! O verde contamina as cores do produto e encarece a pós-produção. Eu achei que já tinha visto de tudo, mas em 2018 já tive que tratar um produto de acrílico transparente capturado em fundo verde. Veja exemplo abaixo:

  • Fundo branco sempre, em alguns casos, fundo cinza

O fundo cinza ou iluminação leve é o ideal para captura de produtos como cristais, relógios, óculos de sol e qualquer outro produto que possui material espelhados ou material que refletem tons claros. A pós-produção vai ser muito mais efetiva, rápida e com qualidade visual superior.

  • Processo de qualidade

Um profissional de pós-produção deve ser envolvido logo na fase de captura para o levantamento do custo final e a criação correta da galeria de fotos do ecommerce. Fundo, luz e posicionamento podem ser determinantes para a plástica da fotografia e influenciar a decisão da compra pelo consumidor final. O fotógrafo é o artista de composição e da luz. O pós-produtor vai garantir que a foto será compatível com e-commerce e marketplaces. E acredite, os custos serão diluídos. Lembre-se que a experiência do usuário no ecommerce está diretamente relacionado com a imagem, então vale a pena investir em qualidade e serviço profissional.

  • Fotos em Lote

Já que você decidiu por usar serviços profissionais, o ideal é contratar um fotógrafo com parceiro de pós-produção voltados para e-commerce e marketplace no pacote. Isso evita que você tenha que remover o fundo da foto, correr atrás de um designer, freelancer, estúdio ou devolver o serviço para o fotógrafo cobrar pela adaptação da foto para marketplace ou e-commerce. Durante a captura então, organize a demanda, pois a diária de um fotografo pode ser melhor aproveitada, já que o profissional estará a sua disposição. Resolva tudo com antecedência como o ambiente e os produtos disponíveis para a foto, assim você otimiza o tempo do profissional e o seu também.

  • Fotos no detalhe
Smarthint
olist

O fotógrafo romântico adora fotos com efeitos especiais, colagens, fusões, sobretudo, fazer a pós-produção de forma única, como uma obra de arte.

O fotógrafo de e-commerce é diferente. Embora tenha a mesma paixão, ele sabe que só fatura enquanto estiver usando o tempo dele para fotografar, pois sabe que o cliente vai pagar o mesmo valor se levar 1 ou 20 dias para pós-produzir. Nessas horas é importante ter um parceiro especializado em pós-produção de fotos para marketplace para escalar a entrega de serviço dele e aumentar o faturamento.

No caso do empreendedor, mais uma vez vamos tocar no tema “experiência”, como o cliente não pode tocar no produto, diferentes ângulos, além de detalhes do produto devem ser ressaltados, assim mesmo não tocando será possível perceber o tamanho real, a cor e outras especificações. Lembre-se o cliente sabe sempre o que quer, é exigente e se sair da sua loja talvez não volte, então a experiência deve ser incrível.

  • Estilo

Pense na loja como uma vitrine de rua, que precisa chamar a atenção, mas precisa ter singularidade e o estilo faz a diferença e sua marca poderá ser reconhecida por isso. Pense em uma cor de fundo padrão, produtos dispostos em uma mesma linha de posição e enquadramento, separados por categorias, enfim mantenha a harmonia, e quanto menos poluição visual melhor, portanto o produto será sempre a estrela.

  • Conexão entre o real e o virtual

O cliente pode até saber o que quer comprar, mas se uma linda modelo estiver usando o sapato escolhido, com certeza a conexão entre o real e o virtual se estabelece nesse momento, o desejo entra em cena e o imaginário do consumo é ativado. As fotos com modelos vivos custam mais caro, pois envolvem uma alta produção, mas é possível dedicar um orçamento para 10% dos produtos da loja, não precisa investir na totalidade, pense nos produtos que vendem mais, por exemplo, assim o consumidor se sentirá mais ligado a peça e a vontade de consumir aumenta (Ficou linda nela, quero para mim).

  • Fotos 360°

A foto 360º já em uma realidade tanto no ambiente físico quanto virtual. Os recursos de rotação 360º aumentam o valor do produto ou da loja e a experiência, que falamos desde o começo do nosso artigo torna a compra mais divertida e interativa, além de favorecer um aumento na taxa de conversão de vendas da loja. Veja o exemplo abaixo e observe cada detalhe de uma visualização em 360º com recurso de aumento de imagem (zoom) e rotação.

Facebook já tem o recurso de foto 360º e lançou recentemente o recurso de post com objetos 3D. Imobiliárias já estão aderindo a solução de exibir cômodos para ser explorada na fotoespera – finalmente você vai poder ver o espaço sem precisar visita-lo e perder seu tempo e do corretor.

  • Novidade

Podemos chamar de novidade ou exclusividade, por isso, vale a pena guardar uma parte da fotos para mudar a exposição do seu carrossel de produtos, assim a loja terá sempre novidade, um visual novo e moderno. Não gaste todas as suas “cartas” em um único dia, variar dará mais frescor a loja.

Sergio Almeida é CEO da agência JogaJunto e da plataforma Recorte Ninja.
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