A importância de um bom formulário online para o seu e-commerce

Nas lojas físicas, os empreendedores não podem descuidar de recursos como as vitrines e a disposição dos produtos. No caso das lojas online, as ferramentas são outras, e ter um site bem estruturado com um mecanismo interno para busca e um bom formulário de contato são itens indispensáveis para otimizar as vendas. É importante destacar que os formulários de contato são um canal de comunicação entre empresas e clientes. Portanto, eles precisam ser disponibilizados em sites, blogs e mesmo em plataformas como os aplicativos.

Os meios de criação de um formulário de contato variam de acordo com a plataforma ou a linguagem de programação utilizada no desenvolvimento do site. De maneira geral, não é difícil ativar esse canal de comunicação, mas algumas dicas podem ajudar nesse processo.

1. Pense no formulário desde o planejamento do site

Pelo formulário de contato é possível conhecer as dúvidas e insatisfações do cliente. Então, a ferramenta é um ótimo recurso para melhorar os serviços e os produtos do negócio. Mas é importante considerar esses formulários desde o planejamento do site. Para isso, analise quais serão os principais objetivos do formulário: simplificar a comunicação com o cliente, identificar as necessidades do público ou traçar um perfil do cliente, por exemplo.

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2. Os itens que o formulário precisa ter

No formulário, é preciso solicitar ao cliente informações básicas como nome, telefone e email para facilitar os meios de resposta. Mas nada em exagero: formulários muito grandes, que exigem informações detalhadas ou desnecessárias cansam o cliente. Uma funcionalidade interessante é criar públicos segmentados. Um bom exemplo é colocar uma opção para que o usuário marque quais produtos o interessam. Essa simples ação pode dar pistas para o que tem maior demanda no site.

3. O que fazer para tornar um formulário atrativo

Preze por um formulário que seja simples de preencher e, antes de colocá-lo no ar, teste a usabilidade em diferentes dispositivos, como tablets e smartphones. Não se esqueça de sinalizar quais campos devem ser preenchidos obrigatoriamente. Informar quando o formulário foi enviado e qual o prazo para retorno também ajudam no bom relacionamento com o cliente.

Uma vez que o formulário de contato é criado, é preciso dar uma atenção especial às mensagens. Afinal, disponibilizar um formulário de contato e não responder os clientes não faz o menor sentido e tem um efeito negativo para a marca, que perde a credibilidade e a confiança do público. Por isso, após implantar o formulário no seu e-commerce, acompanhe as mensagens com regularidade e dê um retorno para o público o mais rápido possível. Tendo isso em mente, o formulário de contato pode ser um grande aliado para o crescimento do seu comércio eletrônico.

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Dayana Paro é Analista de Marketing na HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo. Fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos, a empresa conta, há dez anos, com um escritório no Brasil, localizado em Florianópolis. Representada pela Endurance International Group, a HostGator tem forte atuação em países como Brasil, Estados Unidos, México, Índia, China, Rússia, entre outros.
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