A importância do checkout transparente para o e-commerce

Segundo estudo da Ve Interactive Brasil, empresa especializada em marketing digital, software de e-commerce e serviços de consultoria o número de abandono de carrinho pelos consumidores aqui no Brasil dentro de uma loja virtual é de 83%. O que mostra que a grande maioria dos comércios eletrônicos ainda vem sofrendo com a desistência da compra na etapa de pagamento. Como o custo para atrair os consumidores para um site é muito alto, empreendedores estão apostando em soluções efetivas que podem reduzir a desistência e, consequentemente, aumentar o número de vendas. É o chamado Checkout Transparente.

Essa solução está associada diretamente na experiência do consumidor dentro de uma loja virtual, permitindo redução de abandono de carrinho, segurança, confiança ao usuário, possibilidade de compra com um clique e ainda aumento na taxa de conversão da loja virtual. Para entender melhor sua importância e como ela pode trazer benefícios para empreendedores e e-commerces, listei abaixo de forma detalhada os benefícios do checkout transparente:

Segurança no modelo de pagamento: O método de pagamento tradicional com redirecionamento para outro site não é uma opção totalmente insegura, mas essa é a sensação que muitos consumidores sentem, já que os direciona para outra URL que não é aquela em que foi iniciada a compra. Por esse motivo, o modelo de checkout transparente traz uma sensação de segurança no processo de compra, eliminando possíveis obstáculos, pois é natural que o consumidor se sinta mais seguro em realizar o processo de pagamento dentro do site da loja passando maior segurança para o cliente;

Sensação de confiança: O processo de checkout transparente passa para o usuário a sensação de confiabilidade, segurança e profissionalismo que são determinantes na construção de um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele retorne à sua loja virtual com mais frequência. Essa sensação que é transmitida é um passo importante para fidelizar seus clientes e para que a loja consiga uma reputação dentro do mercado;

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Redução do abandono de carrinho: Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research,  empresa norte-americana de pesquisa de mercado, checkouts complexos são o motivo de 11% dos abandonos de carrinhos e os problemas na etapa de pagamento são grandes causadores no aumento dessa taxa. A implementação do checkout transparente,  permite que essa taxa seja reduzida, já que a estratégia elimina grande parte das dificuldades relacionadas ao processo de pagamento, como complexidade no preenchimento de formulários, alteração de URL e redirecionamento para outro site;

Possibilidade de compras com apenas um clique: Realizar as comprar de modo mais rápido em apenas um clique com certeza é uma das vantagens que uma empresa pode encontrar. Grandes lojas virtuais já oferecem esse tipo de serviço e se destacam dentro do ecossistema, pois ele se torna um grande facilitador para os consumidores, que não precisam preencher seus dados cadastrais todas as vezes que chegam na etapa de pagamento;

Aumento da taxa de conversão: A taxa de conversão dentro de um negócio é um indicador importante para as estratégias de vendas das lojas virtuais. O empreendedor precisa estar atento a essa métrica e buscar soluções que permitam a otimização e os resultados das suas vendas. A adoção do checkout transparente é uma das maneiras de eliminar possíveis barreiras no processo de compra;

Por fim, pelo que tenho visto diante do mercado, tenho a certeza de que o checkout transparente permite uma melhor experiência do cliente. De forma simples, rápida e amigável, é possível trazer um grande aumento da taxa de conversão da loja e, consequentemente, dos seus resultados no final do dia. Investir em soluções como essa é uma ação imprescindível para garantir o crescimento saudável e sustentável do seu negócio on-line.

Paulo Fagotti é gerente de marketing da iugu, empresa de automação financeira que oferece serviços completos para cobranças e recebimentos de pagamentos online.
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