A transformação digital das indústrias: como chegar à fórmula de sucesso que atenda ao consumidor sem devastar as relações com canais e supply chain

Há algum tempo, as barreiras entre o que é um negócio B2B, B2C ou mercados para além dessa triangulação, têm se tornado cada vez mais invisíveis. Uma das razões para isso é a mudança na forma de consumo. Na busca por melhores preços e rapidez na negociação e na entrega, clientes encontram mais facilmente o fabricante, o que aparentemente, pode representar uma quebra na existência do personagem intermediário na cadeia de valor da indústria.

A mudança de hábitos de compra é comum a todas as gerações, mas parece mais veloz e nítida com a Internet e com o smart phone. Facilitadoras desse processo, as ferramentas de inovação digital, como o e-commerce, por exemplo, servem para maturar cada vez mais essa tendência e transformá-la em um movimento solidificado. Na ponta produtora dessa conversa, o fabricante adaptado para a evolução, acaba sendo o grande beneficiado.

A transformação digital não é um passo simples para fabricantes ou indústrias fundamentadas no mundo físico ou acostumadas a modelos tradicionais. O relacionamento direto de alguns segmentos industriais com seus consumidores finais pode demandar uma conversa de ajuste com toda a cadeia logística envolvida. Mas como se aproximar do cliente sem abalar as relações com canais distribuidores, representantes, concessionárias e revendedores?

Para debater a criação de uma estratégia B2C, B2B, B2B2C, ou D2C que mexa no modelo atual sem desmoronar as relações de distribuição e gerar conflito de canal com distribuidores ou revendedores, parceiros cruciais para as indústrias, o VTEX DAY apresenta o Industry Training Session (dia 31/Maio, às 13h00, na área de conferência). Durante a sessão vamos tratar também da aplicação de uma cultura ágil dentro de uma empresa rigidamente organizada; de eficiência logística a partir da incorporação dos interesses de áreas matriciais; da criação de uma visão customer centric em empresas historicamente product centric. Enfim, falaremos de pessoas, produtos e processos.

Outros gargalos enfrentados pelas companhias que abraçaram o conceito de indústria 4.0 serão abordados em detalhes. Entre eles, a personalização de produtos em canais específicos para o consumidor final, a diferença de preços entre canais; e a adaptação do supply chain para o consumidor omnichannel.

Smarthint
Performa.AI
Edrone
olist

Juntamente com Bianca Aichinger, Customer Success Director na VTEX, apresentarei os assuntos do Industry Training Session. Eles serão discutidos com Ricardo Neves (Sócio PwC Brasil e líder de Mercados de Consumo), Ana Helena Szasz (Head da Ebit- Nielsen), Diego Rocha Ferreira (Direct Sales Director Whirlpool), Pedro Magalhães (Head de Tecnologia na ZX Ventures, uma empresa AB InBev), Israel Damásio Medeiros (Gerente de E-commerce da Newell Brands, que abrange as marcas Oster e Cadence), Gabriel Cabrera Garrido (LATAM Head, Digital Acceleration and CRM na Sony Latin America Inc.), e Vanessa Destéfani (Head de E-commerce da Motorola Mobility).

As sessões de treinamento serão a grande atração do segundo dia do VTEX DAY. Elas foram pensadas para atender aos diferentes perfis na tomada de decisão. Durante o Industry Training Session, a consultoria PwC mostrará as tendências do segmento e o Ebit-Nielsen, com exclusividade, apresentará números e estatísticas do setor industrial no Brasil. Já as empresas Whirlpool, AB InBev, Newell Brands, Sony Latin America, e Motorola irão debater, de forma prática, clara e interativa com a platéia, casos reais e modelos adotados rumo ao sucesso da transformação digital.

O VTEX DAY, maior evento de inovação do mundo, está chegando! Com mais de 24 horas de conteúdos inéditos, distribuídos em dois dias de evento, 170 marcas patrocinadoras e público superior a 15 mil pessoas, a 7ª edição acontecerá no São Paulo Expo, espaço com mais de 43 mil m².

No app oficial do VTEX DAY, disponível na App Store e Play Store, é possível checar a programação atualizada sobre o evento. Planeje sua agenda e aproveite o máximo desse encontro de negócios. A agenda completa também pode ser acessada no site vtexday.vtex.com

Por João Teixeira, VP Sales & Business Development na VTEX.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.