Ações sustentáveis para deixar sua loja virtual mais verde

Muitas pessoas não sabem, mas a maior parte do que fazemos mexe diretamente com o ecossistema. Mas você sabia que sua loja virtual polui o meio ambiente? Pois é. Parte das ações realizadas no seu e-commerce tem interferência direta no ambiente em que vivemos.

Quer um exemplo? O meio de entrega dos seus produtos é um fator poluente. Além disso, fatores como emissão de notas e até produção de produtos influenciam diretamente no meio ambiente.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o maior fator poluente dos e-commerces é o gasto de energia. Exatamente: a produção de energia elétrica é um dos maiores emissores de poluição. A energia hidrelétrica, que é fonte de 80% de toda geração brasileira, funciona a partir do represamento de rios, o que afeta diretamente todo o ecossistema. Usinas termoelétricas a gás ou a carvão não mexem diretamente com o ecossistema, mas possuem alta emissão de gás carbônico.

Porém, é dentro dessa situação que nós vemos uma oportunidade. E, partindo da premissa da sustentabilidade, é possível adaptar sua loja virtual para uma nova realidade.

Quais as vantagens de ter um e-commerce sustentável?

A prática sustentável, além de trazer benefícios ao meio ambiente, pode ser muito vantajosa para a marca. Uma dessas vantagens é garantir a atenção do consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen (empresa de pesquisas de mercado) 66% dos consumidores preferem comprar com empresas ligadas à produção ecológica e sustentável. Já segundo o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 62% das pessoas trocariam determinada empresa por outra que apoia causas sociais.

Além disso, ser uma empresa sustentável pode auxiliar na imagem da sua marca e gerar um diferencial. Mostrar que sua loja virtual está engajada em causas sociais, além de atrair mais clientes, pode facilitar integração com parceiros que também estejam engajados na causa.

Por isso, separamos algumas ações simples para que você possa aplicar nos processos do seu e-commerce e se tornar uma empresa ecofriendly.

Mude sua forma de entrega

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Grande parte dos emissores de gases prejudiciais ao meio ambiente são os carros e motos. Além de emitirem dióxido de carbono (CO2), os automóveis poluem a atmosfera com gases nocivos e partículas.

Por isso, priorize entregas de bicicleta quando o endereço for próximo.

Opte por embalagens ecológicas

Ao embalar o produto para envio, opte por embalagens ecológicas, biodegradáveis ou reutilizáveis. Quando o produto foi frágil, busque uma alternativa ecológica para reduzir o impacto (neste caso, o jornal é uma boa pedida).

Outra dica legal é enviar os produtos em embalagens que os clientes vão utilizar, como uma caixinha para guardar coisas.

Engaje seu consumidor na causa

Já que sua empresa estará engajada na causa sustentável, é ideal que seu consumidor esteja a par dessa nova realidade. Por isso, utilize sua loja virtual e suas redes sociais para comunicar a nova visão da marca. Ofereça informações relevantes, e dê dicas para que o consumidor esteja envolvido na causa também.

Além disso, envolva sua marca em ações sociais. Faça um dia de doação de um percentual do valor para determinada instituição e mostre ao seu consumidor que ele pode ajudar também.

Dessa maneira, sua marca estará ajudando uma causa e, paralelamente, se beneficiará com isso. Mude a cultura da sua empresa, conquiste novos clientes e ajude uma causa social.

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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