Aproveite o dia do consumidor para faturar no seu e-commerce!

Oficialmente, o Dia do Consumidor é 15 de março, mas o evento acontece na quarta-feira da semana do dia 15 (esse ano será dia 13/03/2019) por estratégia comercial. A data está posicionada pouco antes da Páscoa e longe de outras datas sazonais, sendo assim, atrai a atenção tanto daqueles que querem comprar produtos para si, como para aqueles que já estão de olho nos preços de ovos de páscoa e em outros produtos relacionados ao feriado. Não é à toa que a categoria campeã de vendas em 2018 foi “alimentos e bebidas” (consumido por 35,4% dos entrevistados). Neste artigo, trouxemos dicas para conquistar clientes e aumentar as vendas:

Pesquisa do Google

A pesquisa realizada pelo Google (“Dia do Consumidor: prepare-se para a grande data de varejo do início do ano”) trouxe dados referentes ao Dia do Consumidor de 2018 e também sobre a intenção de compra para este ano. Segundo ela, 35 milhões de pessoas já conhecem a data no Brasil, sendo que 65% encontraram as promoções que procuravam e 35% classificaram as promoções como “boas” ou “muito boas”.

Assim como a Black Friday, esse evento não se resume a apenas um dia. Ele movimenta a semana inteira: 73% das pessoas que compraram algo na data começaram a pesquisar as ofertas com uma semana de antecedência. Comparando os anos de 2017 e 2018, o volume de busca por Dia do Consumidor aumentou 92%!

E tem mais: em 2018, o número de visitas em e-commerces cresceu 13% no dia do evento, sendo 3 milhões de visitas a mais que a média das quintas-feiras, que é 23 milhões (a data caiu numa quinta-feira ano passado, por isso a comparação com esse dia da semana). Levando em consideração toda a Semana do Consumidor, foram 11% mais visitas, o que corresponde a 13 milhões de acessos a mais do que a média semanal, que é 113 milhões.

Entre os fatores que influenciam as compras nessa data temos que: para 46% das pessoas entrevistadas o principal é o valor, mas foi citado também a confiança na loja e valor e tempo do frete. Falando em valor, mais da metade das pessoas (52%) pretendem gastar pelo menos R$500,00 no primeiro semestre, sendo que 58% pretendem aproveitar essa data para adquirir os produtos que tem interesse – o ticket médio ficou em R$921,00.

Sobre as categorias que mais venderam em 2018, temos: alimentos e bebidas (35,4%), moda e beleza (27,7%), eletrônicos (17,1%), smartphones (14,0%), eletrodomésticos e eletroportáteis (13,7%) e móveis e decoração (10,8%). Mas, em 2019, espera-se um cenário um pouco diferente.

Performa.AI

Considerando apenas quem manifestou interesse em comprar algo no primeiro semestre de 2019, 53% pretendem esperar chegar o Dia do Consumidor para comprar roupas e calçados; 61% estão aguardando para consumir smartphone; 62% planejam investir em computador e vídeo game; 53% ficarão de olho nos móveis; 57% estão em busca de eletrodomésticos e eletroportáteis; e 59% estão aguardando o dia para ver TVs.

Dicas para vender mais

– Prepare a sua plataforma: como vimos, a segurança na loja é um dos fatores que influenciam na hora da compra, por isso é preciso investir em uma plataforma de e-commerce com excelente usabilidade e design profissional para proporcionar aos seus clientes uma boa experiência de compra;

– Ofereça descontos e vantagens: outro ponto importante que foi mencionado na pesquisa é que os usuários aguardam essa data para fazer compras com preços mais baixos, seja com desconto no produto, com valores de frete mais baixos (ou até mesmo com frete grátis) ou com cupons de desconto para uma segunda compra, portanto, aproveite a data para colocar em prática ações nesse estilo;

– Atendimento ao cliente: manter contato com os clientes (tantos os novos quanto os antigos) é essencial! Essa atenção não deve se restringir apenas ao período pré-venda – muito pelo contrário, o atendimento pós-venda é essencial para mostrar seu agradecimento pelo fato do usuário te escolher, saber o feedback e conquistar o cliente. E lembre-se sempre que o cliente quer mais do que produto, ele quer ser bem atendido;

– Divulgue: se você cria toda uma estratégia de ação para esse dia e não a divulga, sua campanha não trará os resultados esperados. Portanto, faça isso com bastante antecedência, agindo assim, você atinge o seu público-alvo antes da concorrência e já os prepara para as ofertas que terão nesse dia.

Conclusão

A data está crescendo e mostrando o seu potencial, não é à toa que o evento vem sendo considerado como a Black Friday do primeiro semestre. Não deixe essa data passar em branco: mapeie seu público-alvo, crie estratégias e divulgue muito, assim, a chance de você ter resultados bastante positivos serão enormes!

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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