As lições atuais dos empreendedores do passado

Atualmente o arsenal do empreendedor do e-commerce conta com avançadas ferramentas de machine learning. Apesar disso, aqueles que não conhecem os erros do passado estão destinados a repeti-los.

Isso faz com que seja absolutamente fundamental aprender as lições sempre atuais que os empreendedores do passado têm a ensinar.

Thomas Edison foi um grande empreendedor americano, que é amplamente considerado o maior inventor da história dos Estados Unidos. Ele desenvolveu inúmeros dispositivos em diversas áreas e muitas das suas criações são utilizadas até hoje, com destaque para a lâmpada elétrica incandescente.

Pode ser difícil implementar uma mudança no mindset antes de avançar com a transformação digital, mas Edison era um pioneiro que acreditava que a tecnologia sempre deveria servir para facilitar as tarefas. Afinal, esse foi um dos principais motivos pelos quais ele desenvolveu tantas delas.

Mas essas ferramentas estão aí para evitar que o empreendedor moderno perca tempo, não para impedir que ele trabalhe duro na criação de produtos, no contato com os clientes ou no desenvolvimento de qualquer que seja seu campo.

Além do uso de novas tecnologias para aprimorar a eficiência de processos, outra grande lição de Edison envolve acreditar no valor de ser determinado e de não desistir diante de dificuldades.

Atualmente essa qualidade é conhecida como resiliência e ela foi fundamental para o sucesso do inventor e empreendedor. É muito importante definir políticas, metas e construir uma visão, no entanto, nada disso pode substituir o trabalho árduo e inteligente que avançam nessa meta.

Diferentemente da famosa história sobre a descoberta da teoria da gravidade por Isaac Newton, Edison não desenvolveu sua primeira lâmpada viável em um lampejo de inspiração.

Ele acreditava que a maior fraqueza de qualquer um está em desistir e que a maneira mais certa de ter sucesso é sempre tentar mais uma vez. Inclusive, uma das suas frases mais famosas está relacionada a como não havia falhado, mas apenas encontrado milhares de maneiras que não funcionavam.

O inventor passou por inúmeros materiais diferentes antes de encontrar a receita perfeita que finalmente lhe trouxe a luz duradoura. E, assim como ele, é importante não desistir e continuar aprimorando o produto em que se acredita até encontrar a própria “lâmpada”.

Smarthint
Performa.AI

Blaise Pascal é outro famoso empreendedor e inventor que pode ensinar uma lição valiosa. Além de ser responsável pela experiência que levou à invenção da roleta, Pascal também é creditado como o criador de um dos melhores métodos para convencer outra pessoa a mudar de opinião.

Muitas vezes nos negócios é preciso convencer alguém que tem uma opinião contrária e para fazer isso não há método melhor que o de Pascal. Ele percebeu que as pessoas geralmente são convencidas de uma maneira mais fácil pelas razões que elas mesmas “descobriram” do que por aquelas que vieram da mente dos outros.

Sendo assim, quando queremos mostrar para outra pessoa que ela está errada, a maneira correta de fazer isso é se colocar na pele do outro e mostrar a própria visão da pessoa sobre determinado assunto.

Em seguida, é preciso mostrar, utilizando argumentos derivados dessa visão os motivos pelos quais a opinião da pessoa sobre determinado assunto pode estar equivocada.
Dessa maneira a pessoa não se ofende, já que o erro não estava no que ela pensava, mas sim no fato de que ninguém pode ver todos os lados de uma questão e essa nova interpretação simplesmente ainda não havia sido mostrada.

Todos sabem que Walt Disney foi um dos maiores empreendedores americanos e que a empresa criada por ele é uma das mais bem-sucedidas da história, mas poucas pessoas sabem que ele não foi um sucesso instantâneo.

Disney criou várias empresas que faliram. Dentre outros empreendimentos, ele foi responsável por um estúdio de arte comercial e por uma empresa de anúncios, dois projetos que faliram devido à falta de receita.

Apesar das dificuldades, ao invés de ceder ou desistir, Walt sempre tentava uma próxima ideia e procurava se reinventar. Essa sina ocorreu diversas vezes até que ele finalmente obteve sucesso com a criação de um estúdio de animação.

Isso não só mostra a importância de tentar ideias novas caso as primeiras falhem, mas também a importância de ser capaz de se reinventar e tentar criar outros empreendimentos independentemente do destino dos primeiros.

Além disso, Disney também sabia o valor de diversificar e expandir os negócios e usou sua experiência como empresário para entrar em outros ramos do cinema e criar um parque de diversões. Ele poderia ter tido apenas um estúdio de animação de sucesso, mas sem essa diversificação a empresa nunca teria se tornado o que é hoje.

Seja utilizar a tecnologia para alcançar resultados melhores, aprender a convencer os outros de maneira eficaz ou expandir o negócio para novas áreas, as lições que esses empreendedores do passado têm para ensinar sempre serão atuais.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.