As principais estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce

Para um bom funcionamento, atrair a atenção dos consumidores e aumentar a taxa de conversão, é fundamental que um empreendimento online possua uma plataforma eficiente, que garanta uma ótima experiência de compra; produtos bem cadastrados; descrições completas; fotografias de qualidade; atendimento eficiente; checkout otimizado; acompanhamento de entrega; dentre diversos outros fatores que fazem toda a diferença e que influenciam absurdamente na decisão de compra dos consumidores.

Entretanto, apesar de todas essas funcionalidades serem essenciais para um e-commerce realmente eficaz, também é preciso investir no chamado marketing, que visa criar valor sobre o produto, marca ou negócio, atender às necessidades dos consumidores e gerar lucro por meio de boas estratégias que englobam esse universo.

Pensando nisso, eu separei aqui 6 estratégias principais que fazem parte do marketing que você precisa conhecer e aplicar o quanto antes no seu negócio, para ter resultados positivos e mais vendas. Confira!

SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é algo essencial no e-commerce e você precisa saber se essa estratégia está sendo aplicada de forma correta. Basicamente, o SEO corresponde a um conjunto de técnicas que melhoram o posicionamento do seu empreendimento nos buscadores, como o Google. Diferente da mídia paga, o SEO trabalha para melhorar os acessos orgânicos e, por essa razão, configura-se como trabalho de médio à longo prazo. Conforme dito acima, essa estratégia é formada por pequenas técnicas importantes que permitem deixar o seu e-commerce bem ranqueado, como:

  • URL limpa e amigável;

  • Uso correto das palavras-chave;

  • Título e meta description contendo palavra-chave;

  • Responsividade;

  • Velocidade de carregamento;

  • Experiência do usuário;

  • Informações/categorias bem estruturadas;

  • Links internos; e

  • Conteúdos próprios e bem escritos.

Redes Sociais

Pode parecer óbvio, mas ainda existem muitas empresas que não investem nas redes sociais para divulgar a marca, os produtos e criar um relacionamento com o público-alvo. Erro gravíssimo! Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, são ótimos canais de divulgação e, principalmente, relacionamento, além de disponibilizarem ótimas funcionalidades para empresas. Contudo, apesar dessa ser a estratégia de marketing mais conhecida pelas pessoas, poucas sabem executá-la da melhor forma para gerar resultados positivos.

Antes de criar uma conta em uma rede social, é preciso que você siga alguns passos para que essa estratégia seja realmente eficiente. Por isso:

  • Performa.AI

    Conheça o seu público-alvo;

  • Veja em quais redes ele está presente para, assim, iniciar uma comunicação por lá;

  • Conheça a linguagem desse público;

  • Crie um relacionamento amigável e duradouro;

  • Aposte em conteúdos de valor;

  • Segmente o público;

  • Invista em anúncios;

  • Analise os resultados.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo também é uma forte estratégia do marketing que faz com que a sua marca crie autoridade no mercado, alcance boas posições nos buscadores, melhore o relacionamento com os clientes, diminua os custos com investimento e aumente as possibilidades de venda, a partir do momento em que o cliente reconhece a sua marca como parceira que apresenta soluções para as suas dores.

Para uma estratégia de marketing digital eficiente, lembre-se sempre de entender as personas do seu empreendimento e quais são as suas principais dores para, assim, pensar nos conteúdos certos; escrever bons textos, que gerem valor e solucionem aquelas dores e divulgar em todos os canais para esse público ter conhecimento.

E-mail Marketing

O e-mail marketing ainda é uma excelente estratégia, utilizada até hoje por muitas empresas, pois permite criar um bom relacionamento com a audiência e enviar promoções e novidades. Contudo, para um bom desempenho dessa estratégia, lembre-se de jamais comprar base de contatos para o envio de e-mails. É necessário que a sua base seja de contatos realmente interessados no seu produto e que já relacionaram, pelo menos alguma vez, com a sua marca. Além disso, trabalhe com a personalização e periodicidade, para uma comunicação cada vez mais assertiva.

Dica! Os pop-ups e materiais ricos são excelentes maneiras de captar leads realmente interessados no seu negócio. Invista nisso e tenha uma boa base de contatos que irá interagir com a sua marca.

Mídia Paga

Se você busca resultados rápidos, as mídias pagas podem ser uma boa alternativa (mas sem deixar as outras estratégias citadas acima de lado). Para essa estratégia, invista em criar campanhas no Google Ads, para que você consiga atingir um público maior. A ferramenta permite a criação de diversos anúncios, como a rede de display, com a divulgação de banners em outros site; e de pesquisa, que ajuda no resultado de busca, por exemplo. Só não deixe de lado o SEO, pois assim o trabalho será ainda mais eficaz.

Além disso, as redes sociais, como Facebook e o Instagram, também permitem o impulsionamento de postagens. Vale a pena investir nessa funcionalidade para alcançar mais audiência.

Gostou de todas as dicas? Já aposta em alguma dessas estratégias? Conte nos comentários!

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Galleger Ilhe é Diretor Comercial da Bis2Bis.
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