Automação de marketing – o que é e quando usar?

Diferentemente do que se imagina, automatizar os processos de marketing não tem nada a ver com “robotizar” a área, pelo contrário. Quanto melhor for o uso das ferramentas tecnológicas, mais condições a empresa tem de se dedicar ao que interessa: a produção de conteúdo relevante para atrair o consumidor.

Dessa forma, acaba não sendo tão difícil justificar a importância dos investimentos em inovação, já que a ação garante aos negócios economia de tempo e recursos. Ou seja, redução de custos além de maior eficiência para as atividades.

Mas o que é automação de marketing? 

Trata-se de um grupo de recursos que aperfeiçoa as tarefas do dia a dia, com mais rapidez e precisão para alcançar os objetivos estabelecidos, assim como identificar e atender às necessidades do consumidor.

Mas para aprimorar o desempenho de cada marca, é preciso atacar em três frentes:

  1. Identificação dos potenciais clientes

Independentemente da área, quem lida com o público precisa ter em mente novas ideias para conquistá-lo, assim como desenvolver ações para manter a atenção de quem já faz parte da base. Um exemplo são os eficazes softwares de CRM, que permitem manter um registro preciso sobre o histórico dos clientes. A sugestão é estimular o preenchimento de formulários que revelem informações cruciais, como preferência por este ou aquele produto, cores preferidas e etc.

Outra questão relevante é conhecer o comportamento de compra do usuário na loja virtual. Por meio do e-mail remarketing é possível monitorar as movimentações no e-commerce, como as páginas navegadas e produtos pesquisados e, partir daí, impactá-lo ao oferecer o conteúdo baseado em seus interesses. Com as informações adequadas, as equipes de marketing e vendas podem concentrar esforços naquele público potencial. Afinal, para manter a saúde financeira do negócio, é preciso ter atenção redobrada na retenção de clientes.

  1. Execução das ações

Realizar atividades repetitivas é cansativo, monótono e nada motivador. Alguns exemplos simples são o preenchimento de planilhas do Excel para registrar o desenvolvimento de uma campanha, ou quando há a necessidade de preparar o envio de e-mails para uma base de clientes.

Com as soluções apropriadas, não se perde tempo, pois as tarefas são executadas com mais eficiência pelos softwares desenvolvidos somente para esse fim.

  1. Mensuração

O sucesso do marketing depende cada vez mais da capacidade de abordar o consumidor de forma segmentada. Uma das premissas do novo ambiente empresarial é buscar a personalização, tanto na comunicação quanto na oferta de produtos e serviços.

Inside Banner Mandaê

Porém, é impossível cumprir essa missão sem entender o comportamento e os hábitos de consumo. Felizmente, a tecnologia evoluiu a passos largos e hoje as empresas têm à disposição serviços para mapear praticamente 100% das reações do público. Fazer o monitoramento em tempo real é uma importante vantagem para qualquer negócio. Dessa forma, é possível ter um tempo hábil para realizar os ajustes necessários, assim como interagir com o consumidor para aperfeiçoar as abordagens.

Quais são os benefícios?

Entendida a importância da automação do marketing, é o momento de analisar as melhorias diretas para o negócio:

  1. Incremento nos índices de produtividade

A possibilidade de aumentar o rendimento das equipes de marketing e de vendas é um dos principais atrativos, já que grande parte do tempo é desperdiçada com atividades repetitivas. É fácil entender a razão: o gestor organiza melhor o fluxo de trabalho quando as ações são sistematizadas, mesmo que nem sempre se dê conta disso.

  1. Maior geração de leads

Toda empresa, independente do ramo de atuação, precisa atrair novos clientes e o marketing tem papel fundamental nessa missão. Uma alternativa é ampliar o investimento em comunicação com o auxílio de uma solução de automação, como por exemplo, o envio de mensagens via redes sociais.

Com todas as informações cadastradas, fica mais simples ofertar um produto ou serviço personalizado para atender um certo grupo de clientes. A estratégia para geração de leads também pode ser feita a partir do envio de e-mails para usuários inativos, ou seja, aqueles que por alguma razão deixaram de comprar aquela marca.

  1. Mais vendas

O uso de uma ferramenta para o gerenciamento de e-mails pode colaborar para aumentar as vendas e, mais do que captação de leads, criar ações mais certeiras. Para usar uma terminologia do marketing digital, o objetivo é realizar a nutrição dos leads, com uma abordagem comercial.

A iniciativa é impraticável atualmente sem os artifícios tecnológicos, que são essenciais para segmentar a base de consumidores e, com alguns cliques, executar o disparo das mensagens.

O uso de uma ferramenta para o gerenciamento de e-mails marketing pode colaborar para o crescimento das vendas, por meio de ações mais certeiras. Mais do que apenas captar leads, o objetivo é conseguir nutri-los por meio de uma inteligente abordagem comercial.

Atualmente, a iniciativa é impraticável sem os meios tecnológicos, essenciais para segmentar a base de consumidores e, com alguns cliques, executa o disparo das mensagens.

Welington Sousa

Welington Sousa, Gerente de Marketing da All In, empresa especializada no envio e gestão de e-mail marketing.

  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
Softvar
World Pay
Socialrocket
Mandaê
E-completo
Precode
Adena
Eccosys
Loja Integrada
Arroba
Alfa ERP
IHouse Web
 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here