Avaliações, opiniões e depoimentos: por que são tão importantes para sua marca?

No mercado digital, a recomendação de lojas é importante para promover a conversão, momento em que a visita à pagina se torna uma venda.

Segundo pesquisas do IBOPE, metade dos consumidores busca por opiniões sobre o produto antes de realizar uma compra. Então, expor avaliações e depoimentos de clientes em seu e-commerce gera confiança e credibilidade para que o público potencial sinta-se confortável para comprar com você.

Além disso, avaliações são bem vistas pelos principais buscadores, como o Google. Isso significa que sua página pode ter um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa. Os depoimentos ainda criam novos conteúdos para seu site, que se forem constantes, agregam mais relevância à marca.

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Na sua loja virtual, permita que os usuários interajam com comentários e observações sobre os itens, troquem experiências e leiam o que foi deixado por outros clientes. Listamos algumas dicas para formatar e apresentar as opiniões de maneira que estejam otimizados para pesquisa:

  • Coloque as opiniões em HTML simples para que sejam legíveis pelos motores de busca;
  • Incentive depoimentos mais longos criando um número de campos ou fazendo perguntas;
  • Artigos da imprensa também são ótimos para serem destacados em uma página de forma semelhante aos comentários dos clientes.

Também é importante apresentar esses pontos de vista em seu e-commerce, você pode (e deve!) fazer uso das redes sociais para descobrir o que os usuários têm a dizer sobre seus produtos e serviços. Se for viável, parcerias com influenciadores digitais e outras lojas on-line também podem lhe ajudar a atingir seus objetivos. Dependendo da rede, é possível compartilhar imagens ou até vídeos de seus produtos utilizados por clientes satisfeitos! Dessa forma, gera mais credibilidade à sua marca e ainda cria certa afinidade com o público-alvo.

Utilize a tecnologia a seu favor. Existem ferramentas no mercado capazes de ajudar na captação de avaliações e depoimentos. Fazer com que o processo seja rápido e simplificado também encoraja o cliente a opinar.

Mas não esqueça: esteja preparado para lidar com críticas e opiniões negativas. Peça desculpas pela situação e tente sempre entender o problema e a expectativa do cliente, apresentando uma possível solução. Não deixe de convidá-lo a voltar para provar que foi uma situação pontual que não irá se repetir.

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Bruno Gianelli é sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce. http://betalabs.com.br/
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1 COMENTÁRIO

  1. Ótimo artigo Bruno!! Vale frisar que esses reviews também podem gerar estrelas em anúncios AdWords e Google Shopping também otimizando os resultados de aquisição de tráfego quando bem trabalhados com um parceiro homologado.

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