Boas práticas no e-commerce: saiba o que fazer para aumentar suas vendas

Ano após ano, com as facilidades tecnológicas e o aumento de pessoas conectadas, o varejo eletrônico cresce a passos largos. Segundo estimativa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor para 2017 deve chegar nos R$ 59,9 bilhões, totalizando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, atingindo a marca de 38,5 milhões de compradores únicos.

O cenário favorável atrai mais empreendedores dispostos a se aventurar nesse mercado. Para aproveitar o máximo, existem algumas estratégias que podem – e devem – ser adotadas com a finalidade de aumentar as vendas, confira!

Gatilhos mentais

A psicologia é fator determinante na maioria das táticas de marketing. Isso porque todas as decisões, sejam simples ou complexas, são tomadas primeiro no inconsciente. Esse processo pode demandar bastante energia do cérebro. Para evitar que isso ocorra, é possível adotar os chamados gatilhos mentais. Criar, a partir do título do anúncio ou de uma campanha, o senso de segurança, escassez ou urgência que podem representar grande influência sobre os clientes.

Redes sociais

Utilizar as ferramentas certas para se comunicar com o público-alvo são oportunidades que devem ser aproveitadas. Atualmente, as redes sociais possuem grande poder de divulgação e relacionamento de uma marca com seus consumidores. E por isso não devem ser vistas apenas como mais uma forma de venda. A construção de relacionamento com os clientes demanda tempo. Assim, defina estratégias e realize postagens frequentes, com fotos de boa qualidade, legendas criativas e engajadoras, utilize as hashtags corretas e aproveite as oportunidades de parcerias e marcações.

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Invista no seu cliente

O consumidor moderno não busca somente por determinado produto ou serviço. Ele espera que seus anseios pessoais e sociais sejam compensados por companhias, buscando experiências imersivas e significativas. Para analisar os melhores resultados, existem ações que podem auxiliar, como os testes A-B, que permitem que o gestor consiga analisar qual layout entrega o retorno mais satisfatório. Com base nessas informações, é possível investir na experiência do usuário, tornando o layout mais personalizado e intuitivo, tanto na versão desktop quanto na mobile.

Valorize a opinião do consumidor

Um trabalho de pré-venda, venda e pós-venda, quando bem alinhados, são capazes de aumentar exponencialmente a percepção das pessoas sobre determinada loja. É importante dar ouvidos às opiniões dos clientes e respondê-los sempre. Mesmo as críticas devem ser utilizadas, afinal, um problema exposto, quando resolvido, é uma excelente ferramenta de marketing. Uma loja que se preocupa com a venda, mesmo depois de já concretizada, valoriza a opinião do seu usuário.

Diversifique

Uma das maiores tendências do mundo do comércio eletrônico são os marketplaces, que reúnem diversos vendedores e fazem toda a interface entre o consumidor e o lojista, permitindo que os produtos sejam expostos para uma grande quantia de pessoas.

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Bruno Gianelli é sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce. http://betalabs.com.br/
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