Cinco tópicos que mostram como as partidas da Copa do Mundo impactam as MPME

Com Copa do Mundo, cresce venda online de artigos esportivos

Uma das maiores competições esportivas do planeta já começou. A Copa do Mundo de futebol, realizada na Rússia neste ano, vai terminar no dia 15 de julho e, até lá, irá mobilizar bilhões de torcedores em todos os continentes. Para os comerciantes, é hora de colocar o planejamento feito no início do ano em prática, aproveitar as oportunidades e incrementar as vendas em torno das partidas.

A cartilha de uma boa gestão de negócios sempre pede a elaboração de estratégias antecipadas para conseguir bons resultados em datas sazonais e especiais. Entretanto, essa é apenas a primeira medida. Quando o evento começa, o empresário precisa monitorar constantemente suas ações para ver se estão de acordo com o que seu público-alvo espera e deseja – ainda mais na Copa do Mundo, competição que dura um mês e que influencia diretamente no humor dos torcedores. Confira cinco tópicos que as pequenas e médias empresas podem adotar durante os jogos na Rússia:

Revise o seu posicionamento constantemente: o sucesso, ou o fracasso, do seu negócio durante a Copa do Mundo vai depender do planejamento que você elaborou antes da competição esportiva. Contudo, é preciso ficar atento ao desenrolar dos jogos para identificar oportunidades de novas campanhas de marketing ou negócios. São trinta dias de jogos, ou seja, muita coisa pode mudar nesse período e você precisa estar antenado com todas as novidades.

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Acompanhe os sentimentos do público: é um evento que mexe com o lado emocional do consumidor e, de um modo geral, o brasileiro gosta de acompanhar e torcer pela seleção. Assim, é uma ótima chance para a marca se associar a este momento especial e criar um elo com seus clientes que vai além da relação entre compra e venda. Para isso, é importante monitorar o clima que o torneio oferece. A empolgação da vitória, a expectativa pelos jogos ou até mesmo a tristeza de uma derrota podem render boas oportunidades.

Identifique produtos e serviços em alta: há setores que, mesmo com pouco esforço, conseguem aumentar suas vendas durante a Copa do Mundo, como bebidas e alimentação. Outros precisam pesquisar mais e encontrar itens em seu portfólio que tenham mais apelo com a competição e a seleção brasileira. Observe o desempenho de vendas dos seus produtos nos primeiros dias e verifique quais demonstram maior aderência e podem ter estratégias diferenciadas nos próximos dias.

Fidelize seu público: se o planejamento inicial deu certo e você conseguiu aumentar as vendas na primeira semana, que tal fidelizar esse cliente e garantir que ele continue comprando depois da competição esportiva? Faça ações de fidelização com a temática do futebol, como bolões ou promoções especiais (um desconto a cada gol do Brasil ou a cada vitória), e capriche no atendimento. Mostre a esse novo público que sua marca é de qualidade.

Prepare-se para demandas especiais: a Copa do Mundo é um evento a parte e, portanto, exige uma preparação maior para atender a demanda dos consumidores em períodos diferentes dos que você está habituado. Isso implica dizer, por exemplo, que alguns dias serão bem mais movimentados do que outros e seu balanço de vendas normalmente irá oscilar. Atente-se a isso e garanta que, no fim, você também tenha um saldo positivo.

Francisco Cantão
Francisco Cantão, Sócio Fundador da Proxy Media, empresa organizadora do Black Friday de Verdade (www.blackfridaydeverdade.com.br).
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