Cliente fidelizado para aumentar as receitas

Toda vez que uma pessoa abre um empreendimento, seja na web ou fora dela, o objetivo principal é conseguir lucros. Independente de qual for a empresa, sempre esse vai ser o motivo para o qual ela abriu o negócio. E para isso acontecer é preciso que ela tenha cada vez mais um cliente fidelizado.

Há muitas críticas à lógica do lucro, por conta de empresários maquiavélicos que colocam os fins sempre a frente dos meios. Por conta disso, passam por cima de regras e leis para conseguir ganhar uma grana a mais. Seja descumprindo leis trabalhistas, sonegando impostos, agindo de forma anti-ética, ou outras possibilidades. Mas a real mesmo é que dá para ter lucro de forma honesta, legal, sem passar por cima de ninguém. É só você ter cliente fidelizado.

E não no singular, mas sim no plural. Quando maior o número de clientes fidelizados sua empresa tiver, melhor para o crescimento dela e dos seus lucros. Só que para conseguir isso não é simples. Se fosse, todo mundo faria. Uma série de estratégias de fidelização devem ser feitas para conseguir esse feito.

A questão é que quando você conseguir chegar ao patamar de ter cliente fidelizado é hora de comemorar. Você conquistou a base para ter lucros sempre e maiores. Cada vez mais. Isso porque se conseguiu fidelizar um consumidor, com técnica parecida vai atrair outros. Quanto mais tiver, melhor para a vida financeira do seu empreendimento. E sem usar de nenhum artifício ilegal ou imoral.

Neste texto, vamos mostrar as diversas formas par conquistar um cliente fidelizado e como o atendimento de qualidade é necessário nessa questão. As dicas são várias e complexas. Por isso, preste atenção e fique bem ligado. Essas ideias podem salvar a vida econômica da sua empresa, ainda mais em tempos de crise.

Cliente fidelizado – Como fazer?

A primeira questão que deve ser analisada na hora de pensar em um cliente fidelizado é na sua própria equipe de trabalho. Os seus funcionários estão satisfeitos?! Eles que vão fazer a ligação direta com os consumidores. São eles os responsáveis reais pela fidelização. Por isso, devem estar muito felizes com a forma que a empresa trata eles.

Seja um empreendedor mais humanitário. Converse com seus funcionários, ajude no que for preciso, não aja como um chefe do século passado. Você tem que ser um líder, uma pessoa a ser seguida, alguém que eles admirem. Para isso, estude, pesquise, leia, treine. Aprenda a ser uma pessoa respeitada e querida pelos profissionais que trabalhem com você. Isso é algo que tem que durar durante toda a existência do empreendimento. Não é algo temporário, ou secundário.

Depois de aprender como tratar bem os seus funcionários e tornar a sua empresa boa de trabalhar, pense em como fazê-la ficar atraente para o público. Se for uma loja física, mexa na vitrine, contrate um arquiteto ou decorador, mude as estruturas. Faça uma marca nova, mexa no que for possível. Invista em publicidade, brindes e outros detalhes. As pessoas precisam do primeiro interesse para que alguém se torne um cliente fidelizado.

Se for online, contrate um ótimo designer e um excelente programador. Faça com que eles, junto com a equipe de marketing digital trabalhem em união. Assim tanto a forma, quanto o conteúdo das suas páginas vão estar coerentes, objetivas e agradáveis para o público.

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Invista em produtos ou serviços de qualidade. Não adianta nada que a empresa tenha uma cara legal se ela comercializa coisas ruins. É preciso fazer tudo da melhor maneira possível. Só assim você vai conquistar o seu primeiro cliente fidelizado. E a partir daí, virão outros.

Depois disso tudo feito, o investimento na equipe, na imagem, no marketing e na qualidade dos produtos, vem a principal motivação para conseguir um cliente fidelizado. O atendimento de qualidade.

O atendimento para conquistar um cliente fidelizado

A principal forma de garantir um cliente fidelizado é no atendimento. Seja ele on ou offline, o que importa é que seja bem feito e objetivo. O cliente ao entrar no seu site, ou na sua loja, quer ir direto ao que procura. Não gosta de enrolações e quer ser tratado com educação. Parece simples, mas a maior parte das empresas peca nesse quesito. O que faz com que um potencial consumidor largue a sua loja para buscar o que quer em outra.

Vou dar um exemplo pessoal disso para ficar mais claro. Certa vez adquiri alguns produtos de uma loja bem famosa na internet, que vende para o país inteiro e passa uma imagem muito boa de credibilidade. Porém, não é isso que acontece na realidade. Ao procurar e ler recomendações, reclamações e indicações, dá para perceber que os consumidores não ficaram satisfeitos com o atendimento dado por essa empresa.

Primeiro porque o site não é inteligível quanto parece ser. Não é óbvio comprar o que deseja, precisa dar muitos cliques para chegar até o carrinho. Depois desse primeiro empecilho, outros piores aparecem e tudo na questão do atendimento.

Um dos produtos que comprei não estava no estoque. O simples e rápido a ser feito era que a equipe de atendimento da empresa entrasse em contato comigo e me restituísse o dinheiro, ou oferecesse outras formas para gastá-lo dentro da loja. Porém, não foi isso que ela fez. Além de descumprir o prazo de entrega para o dobro do que havia prometido, todos os dias eu recebia o mesmo e-mail com a aprovação do pagamento daquele produto que nem existia no estoque deles. Um erro grave de atendimento. Receber todo dia o mesmo e-mail, idêntico, com uma mentira dentro dele é pedir para que o cliente nunca mais volte a comprar naquele estabelecimento.

Para piorar, as questões que enviei a eles como, por exemplo, quando a encomenda ia chegar, como ia recuperar o meu dinheiro, quando eles iam depositar e outras do tipo; demoraram muito para serem respondidas. Eu enviava uma pergunta hoje e três ou quatro dias depois eles respondiam.

O problema é que já faz mais de um mês dessa compra e até hoje não recebi meu dinheiro de volta. O resultado é simples. Nunca mais vou comprar nessa loja por conta de um erro grotesco de atendimento feito por ela.

Para evitar coisas desse tipo, invista em um serviço eficaz, direto, objetivo, rápido de atendimento. É a única forma de manter seus clientes fidelizados. Suponhamos que você vai em uma loja física, o vendedor não te enrola, te trata com a melhor educação do mundo, leva diretamente para você o produto que procura, te dá um desconto por ser a primeira compra, te oferece a oportunidade de receber em casa a nova coleção quando chegar, pega seu telefone, te liga e envia a condicional para lá, fica agradecido com sua atenção; você com certeza vai se sentir satisfeito e vai querer voltar àquele empreendimento. É assim que se conquista um cliente fidelizado.

Não é difícil, basta estudo, pesquisa, treinamento, dedicação, força de vontade, planejamento, contratação de bons profissionais e a valorização deles. Se quer realmente se dar bem no mundo dos negócios de forma honeste e ética, é só trabalhar direito que tudo dá certo.

Ricardo Cestari Jr
Ricardo Cestari Jr. é Especialista em Marketing Digital com Foco em Conteúdo (Inbound) e Gerenciamento de Comunidades Online. Autodidata, é autor de diversos projetos e iniciativas que utilizam a Internet para aproximar pessoas e gerar negócios através de conteúdo relevante. Atualmente, é coordenador de marketing na NeoAssist.
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