Cobrança recorrente: Cinco erros mais comuns cometidos pelas empresas

Quando uma empresa expande sua atuação e aumenta sua visibilidade no mercado, sua rentabilidade cresce. Com isso, cresce também a responsabilidade em controlar as contas no final do mês, principalmente para modelos de negócio recorrente, exemplo: assinaturas de TV, mensalidade escolar, escritório de contabilidade e serviços em geral. Nesse caso, o sistema de cobrança é uma ótima solução para organizar melhor as finanças e oferece uma expectativa financeira maior sobre as transações, favorecendo o fluxo de caixa e o planejamento financeiro.

Colocar uma estratégia de cobrança recorrente em prática e ter resultados eficientes não é uma tarefa tão simples quanto parece. São necessários cuidados específicos para que isso não afete, principalmente, o relacionamento com o cliente.

Para ajudar os empreendedores com essa questão, listei abaixo alguns erros comuns praticados pelas empresas ao utilizar o método:

  1. Não ter controle sobre os pagamentos

O controle é a palavra chave de todo negócio. Todo empreendedor precisa estar atento ao controle de pagamentos, acompanhando de perto todas as transações feitas. Há etapas a serem concluídas e não ter controle sob elas pode gerar uma previsão de receita equivocada e, com isso, falha no fluxo de caixa.

Outro risco muito comum é causar transtornos para o cliente, que pode ter seu serviço cessado por descontrole do sistema de cobrança.  É altamente recomendado contar com um sistema capaz de criar regras de interrupção em caso de débito, com reativação imediata tão logo o pagamento seja identificado evitando possíveis gargalos e não conclusão dos pagamentos.

  1. Não personalizar o serviço
Edrone
Performa.AI
Smarthint
olist

Todo consumidor deseja um atendimento diferenciado e, com as diversas opções no mercado, parte em busca do fornecedor que melhor atenda às suas expectativas.  Por isso é tão importante que, mesmo para as vendas online, sejam apresentadas possibilidades de escolha.

A vitrine de produtos e serviços é a mesma para quem deseja fazer uma aquisição, mas datas de vencimentos, por exemplo, são campeãs de solicitação de flexibilidade por parte do consumidor. Sob esse aspecto, trate cada contrato com a personalização que ele merece.

Outro serviço bastante interessante é enviar o boleto de cobrança por e-mail, com código de barras que permite o pagamento em qualquer banco, casas lotéricas e pelo internet banking.

  1. Não automatizar processos

Os sistemas automatizados permitem a padronização de procedimentos — geração e envio de boletos por e-mail, lembrete de cobrança, baixa e conciliação automáticas, cálculo de multas por atraso e envio de 2ª via de boleto, alteração de data de vencimento e renovação de acordo.

  1. Não utilizar ferramentas adequadas para recebimento de cobranças

Ao pensar em uma ferramenta para administrar a cobrança recorrente, busque por parceiros capazes de oferecer um sistema completo para fazer a gestão de toda carteira de clientes e otimizar os contratos já em andamento. Isso favorece a integração de todos os departamentos com as atividades inerentes e correlatas, além de centralizar os dados para geração de relatórios financeiros, tão importantes no auxílio das tomadas de decisão.

  1. Não ter controle sobre a inadimplência

O controle de inadimplência é fundamental na condução financeira do negócio. Não permita o crescimento no saldo negativo da sua empresa e antecipe-se com a adoção de uma sistemática prática e eficiente de controle.

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Patrick Negri é CEO e cofundador da iugu, startup de automação financeira que oferece serviços completos para pagamentos e recebimentos.
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