Como aproveitar o dia da saudade para começar o ano faturando mais no e-commerce

| 10/01/2017 - 09:44 AM | Comentários (0)

O ano de 2016 acabou com um crescimento de 11% em relação ao ano anterior no e-commerce e faturamento de R$ 53.491 bilhões. Foram 179 milhões de pedidos, e o fim de ano foi um dos principais momentos de aumento de vendas, com Black Friday e Natal. Mas o começo de ano causa preocupações para diversos nichos no e-commerce.

Em 2017, o e-commerce nacional deve crescer 12% em relação a 2016 e faturar R$ 59,9 bilhões, de acordo com previsão da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). E para começar 2017 já crescendo em faturamento, você conhece o dia da saudade?

O dia da saudade é uma ótima oportunidade para trabalhar ações de marketing especiais no seu e-commerce em janeiro. Acontecendo em 30/01, nesta data é possível reconquistar clientes inativos, incentivar a recompra e recuperar carrinhos abandonados com condições especiais.

Carrinho abandonado

Esta é uma boa data para recuperar carrinhos abandonados. A média de abandono de carrinho é de 81%. Deste total, 46% dos consumidores voltam ao site para concluir a compra quando recebem um e-mail de remarketing. Portanto, não perca a chance!

Lembre os consumidores dos produtos que eles colocaram no carrinho durante o ano anterior, mas que acabaram não comprando. Ofereça benefícios para que os pedidos sejam fechados, como frete grátis e descontos. É possível recuperar mais de 20% dos carrinhos abandonados usando várias táticas diferentes, dependendo da situação.

Clientes inativos

Mostre aos clientes inativos que você sente a falta deles. Aproveite a data para enviar promoções exclusivas para quem já comprou com você, mas está há algum tempo sem realizar novos pedidos. Esta pode ser uma chance de ouro para conquistar e fidelizar esses clientes, então, trabalhe com boas ofertas de frete, cupons de desconto ou brindes especiais.

Produtos esgotados

Planeje-se com antecedência para repor no estoque aquele produto esgotado que foi campeão de vendas. Assim, seu e-commerce pode trabalhar com uma campanha de relançamento do produto.

A palavra saudade tem um apelo forte na cultura brasileira, portanto, vale trabalhar o clima de saudosismo e nostalgia para chamar a atenção dos consumidores logo no início do ano. Mais do que ser uma oportunidade de vendas, esta é sua chance de começar um relacionamento mais fiel com seu público desde o começo de 2017. Quer saber mais datas e estratégias para apostar em 2017 no e-commerce? Acesse aqui!

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Categoria: Dicas

Rodrigo Martucci

Sobre Rodrigo Martucci: Rodrigo Martucci é CEO da Nação Digital, uma das principais agências de inbound commerce do Brasil. Experiência no mercado americano trabalhando com empresas de grande porte. Ver mais artigos deste autor.

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