Como aumentar suas vendas no natal

Dicas para vender mais neste Natal – Parte I

O natal está chegando e o otimismo dos lojistas também. Essa é a oportunidade para vender mais e melhor. Mas para isso é necessário que você reveja algumas atitudes dentro do seu negócio. Buscar novos clientes e apostar nas redes sociais são boas ideias para investir nesse período. Com a concorrência cada vez mais acirrada, é interessando você se destacar no mercado e ter um bom planejamento e controle das vendas do natal.

Veja essas dicas para alavancar suas vendas no natal:

Cartão presente

Essa época do ano acontece muitas confraternizações familiares, empresariais e entre amigos. Também é o momento do tradicional amigo secreto, onde há troca de presentes. Muitas pessoas ficam desconfortáveis sobre o que dar para uma determinada pessoa, principalmente quando não há uma afinidade com ela. A sua empresa poderá oferecer um cartão presente caso esse tipo de caso apareça na sua loja. Isso atrai mais clientes para o seu negócio, pois é um diferencial ofertado para eles. Personalize o cartão com frases natalinas. Isso agregará valor para a sua empresa.

Funcionários atenciosos

Entrar em uma loja em que os funcionários são atenciosos e agradáveis gera sensação de bem estar e conforto para os clientes. Aposte em vendedores simpáticos e bem treinados para atender os seus compradores. Invista em treinamento, cursos e reciclagens para que eles se sintam confortáveis quando forem perguntados sobre determinadas informações sobre serviços e produtos.

Decoração nataliana

Smarthint
Inside Banner Mandaê

Como já foi mencionado, o natal é uma das épocas em que mais vende no varejo. Decore sua loja com motivos natalinos, e vale tudo pra chamar a atenção dos clientes. Geralmente os compradores ficam mais emotivos por conta dos festejos, e uma loja bem decora irá chamar a atenção. Também aposte em uma vitrine decorada e com as promoções claras para que seu consumidor não se sinta enganado.

Uso das redes sociais

A maioria das pessoas hoje possui pelo menos uma rede social. Use isso ao seu favor! Invista em uma página para sua empresa ou loja. Isso irá facilitar o contato com os seus clientes fieis e também para a captação de novos. Promova promoções e sorteios por lá para que haja maior engajamento dos seus compradores para que o empreendimento tenha mais visibilidade do público alvo. Também é interessante investir um orçamento, de acordo com o porte da sua empresa, para que seja possível  fazer impulsionamente e alcançar mais pessoas com isso.

Brindes

Que não ama brindes? Invista nesse  mimo para os seus clientes. Eles vão adorar e ter uma lembrança afetiva sobre o seu negócio. Que a curto ou a longo prazo farão voltar no seu empreendimento para comprar. Mas lembre-se de oferecer algo personalizado de acordo com o perfil do seu público. Esse brinde precisa ter referência do seu posicionamento perante ao público como dar mudinhas de plantas, fazendo referência a sustentabilidade, pen drive, mostrando que é uma empresa conectada, ou um pote para levar saladas na bolsa, incentivando a alimentação saudável. Identifique qual mensagem que seu negócio que passar e como seu público se comporta. Esqueça canetas e blocos de anotações, ninguém aguenta ganhar isso e sua empresa será facilmente esquecida.

Tenha total controle de estoque

Nada adianta você fazer uma mega promoção se o seu estoque não tiver abastecido com os produtos ofertados. É necessário fazer um controle de todas as mercadorias que entram e saem da sua loja. Para isso é indicado que seu negócio tenha um software de gestão empresarial (ERP) como o GestãoClick que auxilia e garante rapidez nos processos gerenciais. Um dos benefícios de aderir um software é a redução de erros manuais, além de gerar relatório para que sejam mensurados os lucros da empresa.

Gabriela Vitória é analista de marketing do GestãoClick.

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