Como avaliar o conteúdo do seu comércio eletrônico e porquê?

Executivo dá dicas de como criar conteúdo com hashtags

Uma auditoria de conteúdo para comércio eletrônico pode ajudar as empresas de varejo a identificar ativos valiosos, descobrir novos conteúdos ou ideias de produtos, melhorar o design ou a navegação do site, gerar mais tráfego no site e até ganhar mais vendas.

Uma auditoria de e-commerce destina-se a ajudar os comerciantes e líderes empresariais a tomar decisões informadas.

Antes de iniciar uma nova campanha de marketing de conteúdo, redesenhar seu site de comércio eletrônico ou tomar medidas para melhorar a otimização de mecanismos de pesquisa, é bom saber o que você tem, o que está funcionando e onde há lacunas de conteúdo.

Por que uma auditoria de conteúdo?

Há pelo menos quatro razões para realizar uma auditoria de conteúdo.

  • Melhore as taxas de conversão. Analisar conteúdo em páginas de detalhes do produto, páginas de categorias e páginas de destino pode descobrir informações de conversão ou sugerir testes de conversão.
  • Melhore o marketing. Uma auditoria de conteúdo é uma excelente maneira de identificar potenciais tópicos ou nichos para novas campanhas de conteúdo e uma oportunidade para reescrever ou remover conteúdos de baixo desempenho.
  • Melhorar SEO. As auditorias de conteúdo são um primeiro passo importante em qualquer esforço SEO abrangente.
  • Melhorar o design do site. Os designers de experiência de usuários geralmente usam auditorias de conteúdo para informar o redesenho do site ou melhorar a navegação.

O conteúdo é para pessoas

Em quase todos os exemplos possíveis, o conteúdo é destinado a pessoas. Seu verdadeiro objetivo é atrair, engajar e reter pessoas.

Os sites de comércio eletrônico incluem conteúdo para que as pessoas possam comprar produtos. Os comerciantes de comércio eletrônico escrevem artigos de instruções para que as pessoas possam aprender uma nova habilidade e se comprometerem. Mesmo os URLs e títulos de páginas com SEO-friendly visam ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo.

Inicie o processo de auditoria de conteúdo com uma declaração clara descrevendo as pessoas que o seu conteúdo pretende alcançar. Uma definição clara do seu público é uma parte essencial do marketing de conteúdo e sua análise.

Estabeleça uma meta

Uma auditoria detalhada de conteúdo pode ser um empreendimento significativo, especialmente para um site de comércio eletrônico relativamente grande. Há muito pouco em fazer o esforço a menos que sua empresa tenha metas específicas e um plano para usar as informações descobertas na auditoria.

Comece com um dos motivos listados acima, por exemplo, marketing aprimorado e defina metas associadas para a auditoria. Um objetivo pode ser identificar lacunas de conteúdo para futuras campanhas de conteúdo ou eliminar conteúdo que não se ajuste aos seus produtos ou negócios. E não se esqueça do seu público enquanto você define metas de auditoria. O que o seu conteúdo deve fazer por eles?

Uma vez que os objetivos são definidos, faça o seu melhor para limitar o alcance de sua auditoria. Você precisa olhar para todo o conteúdo em seu site e em várias plataformas, ou basta concentrar-se no seu blog? Você precisa considerar todo o conteúdo já produzido ou apenas o conteúdo publicado nos últimos 12 ou 24 meses?

Incluir KPIs

Com base nos objetivos que você estabelecer e no público que você pretende atingir, identifique os KPIs que você precisará coletar e analisar qualquer informação associada que você deseja para a tomada de decisões.

Se o seu objetivo é descobrir novas ideias de marketing de conteúdo, veja alguns dos conteúdos de melhor leitura que você tem agora e procure descobrir tópicos relacionados que você não está endereçando.

Os KPIs para esses bits de conteúdo de melhor desempenho podem ser:

  • O tráfego direto do site,
  • Número de sessões anuais,
  • Número de ações de mídias sociais,
  • Repita os visitantes,
  • Tempo na página.

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Além disso, para conteúdo de alto desempenho, audite o tópico, tipo, comprimento e idade.

Conteúdo um Inventário

Depois de ter uma imagem clara do seu público em exibição e um conjunto de objetivos de auditoria claros e KPIs, é hora de iniciar um inventário de conteúdo.

Existem, talvez, três maneiras de realizar um inventário de conteúdo.

Colecione manualmente informações de conteúdo

Se a sua empresa tem relativamente pouco conteúdo, você pode coletá-lo artigo por artigo ou página por página, criando uma planilha com centenas de linhas e talvez uma dúzia de colunas. O processo é árduo, mas você terá uma compreensão íntima de seu conteúdo.

Use software de terceiros

Existem ferramentas de software de auditoria de conteúdo disponíveis. Estes tendem a ser mais ou menos abrangentes e mais ou menos específicos para um determinado tipo de auditoria de conteúdo. Então, você pode querer ver algumas opções.

As auditorias de conteúdo orientadas por SEO, por exemplo:

  • Screaming Frog SEO para coletar ou contar inventário;
  • Google Analytics para localizar dados de tráfego;
  • Verificador de backlink, como Ahrefs, para compreender os links associados;
  • Validcomm (link: http://www.validcomm.com.br) uma solução brasileira de auditoria de comércio eletrônico, faz uma validação completa da sua plataforma de e-commerce.

Esse processo é mais rápido e menos doloroso do que um processo completamente manual, mas não muito.

Uma solução personalizada de auditoria de conteúdo

Algumas empresas desenvolvem soluções personalizadas de auditoria de conteúdo. Essas soluções geralmente acessam seu banco de dados de conteúdo diretamente e usam interfaces de programação de aplicativos para reunir dados associados de terceiros.

Dada a facilidade de desenvolvimento de aplicativos web, uma solução personalizada de auditoria de conteúdo pode levar menos tempo para construir do que é necessário para realizar uma antiga escola, inventário de conteúdo manual. Uma solução personalizada pode ser reutilizada, portanto, você pode realizar um inventário de conteúdo trimestral, mensal ou mesmo diariamente sem trabalho adicional.

Independentemente do método, o resultado será um relatório listando todo o conteúdo dentro do escopo da auditoria. Esta lista incluirá os KPIs e outras informações que você precisará analisar adequadamente seu conteúdo e informar suas decisões de negócios.

Analise seu conteúdo

Não há uma receita ou guia específica para analisar seu conteúdo. Você não pode dizer, por exemplo, que um KPI significa que você deve fazer essa coisa particular para alcançar seu objetivo.

Em vez disso, procure padrões nos dados de inventário de conteúdo relacionados às suas metas de auditoria. Os padrões que você encontra devem informar uma hipótese e levar a análises e compreensões futuras.

No final, use sua auditoria de conteúdo para desenhar ideias e ideias que irão melhorar seu e-commerce.

Elvis Gomes
CEO da Painel10 Consultoria em E-commerce, Fundador do portal Eventos E-commerce, portal Hangout E-commerce e Head da startup E-commerce Box. Especialista em e-commerce com mais de 15 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, estratégia em Marketing para grandes empresas. Vencedor do Prêmio e-Awards 2014 e 2015 - Melhor Geração de Conteúdo -Projeto Hangout E-commerce. Indicado como melhor Profissional E-commerce 2015 - Afiliados Brasil. Selecionado entre os melhores profissionais de Marketing pela ABCOMM 2015. Professor de E-commerce na Escola Casa e Educação.
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