Como converter mais vendas no e-commerce com estratégias de Inbound

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O mundo das vendas está se tornando mais autêntico, menos interruptivo, mais inbound. Isso é o que constatou a pesquisa State of Inbound 2016 desenvolvida pelo Hubspot neste mês. Os resultados mostraram que o maior desafio do time de marketing e vendas para este ano é a conversão em vendas e nós vamos apontar algumas formas de vencer esta  barreira.

A pesquisa feita pelo Hubspot com mais de 4.500 correspondentes de empresas B2B, B2C, pequenas e médias de mais de 132 países apontou tendências que vêm sendo delineadas no marketing, nas vendas e principalmente na aplicação do inbound marketing.

Alguns dados importantes apontados foram:

– 74% das empresas consideram que sua maior prioridade de marketing nos próximos 12 meses é converter leads em consumidores;

– 65% das empresas consideram que o maior desafio de marketing atual é gerar tráfego e leads;

– Pensando no Inbound Marketing, a maior prioridade das empresas é crescer em SEO e presença orgânica;

– 70% das empresas consideram a maior prioridade para o próximo ano fechar mais negócios;

– Organizações que utilizam o inbound foram 4 vezes mais inclinadas a avaliar sua estratégia de marketing como efetiva;

A pesquisa aponta que profissionais que utilizam o inbound estão muito mais inclinados a se sentirem satisfeitos com as táticas que suas organizações estão priorizando. Isto porque as estratégias de Inbound funcionam, com uma equipe alinhada que compreende e executa suas funções dentro do funil de vendas.

Para as lojas virtuais, o Inbound Commerce tem se mostrado a melhor estratégia para converter mais vendas, direcionando o consumidor para a compra a partir de cada estágio em que se encontra (reconhecimento, consideração e decisão).

Esta estratégia não se trata de aumentar o faturamento a curto prazo. O trabalho alinhado de marketing terá resultados a médio e longo prazo e envolve um conjunto de ações. Veja algumas delas aqui:

Aumentando o número de visitantes

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Performa.AI
Edrone
Smarthint

Antes de vender é preciso ser visto. Para isso, os primeiros passos estão no investimento em anúncios, criação de um blog, indicações de outras pessoas do setor e uso das redes sociais.

O investimento inicial nos anúncios será o pontapé para que mais pessoas conheçam a sua marca e, a partir disso, a busca orgânica de seu conteúdo cresça. Apostar no próprio blog para e-commerce, mesclando conteúdo geral e informações sobre os produtos ofertados fará grande diferença para este alcance.

Ter o próprio blog e trazer mais informações relacionadas aos problemas do consumidor com relação ao negócio gera credibilidade perante os usuários. Torna os leitores mais “íntimos”, acompanhando pelo blog do seu e-commerce assuntos que auxiliem suas principais questões e encaminhem para soluções úteis, assim como para o seu ecommerce.

Estar em contato com formadores de opinião como blogueiros e youtubers de relevância que tenham o mesmo apelo que a sua marca também é bastante válido. Esses influenciadores falam direto com o público que, por consequência, conhecerá sua loja

As redes sociais, ainda que não sejam altamente eficientes para a venda, são utilizadas como forma de distribuição de seus conteúdos em outras plataformas, assim como plataforma de relacionamento mais próximo com seus clientes, encaminhando os usuários para a resolução de problemas e aumentando a busca orgânica por seus conteúdos.

Estratégias para converter mais vendas

Para vender mais, é preciso utilizar ações práticas e focadas que, unidas, aumentam a taxa de conversão do e-commerce. Entre elas estão as estratégias para abandono de carrinho, promoções por tempo limitado, remarketing e e-mail marketing.

Vários são os motivos pelos quais um carrinho de compras é abandonado antes de finalizar a transação. Os mais citados entretanto, continuam sendo o valor alto do frete, sites confusos e não confiáveis. É importante cuidar destes fatores e lembrar seu consumidor com estratégias eficientes para que ele volte à sua loja.

As promoções que lidam com a urgência de compra também tendem a ser eficientes para a conversão. O sentimento de urgência faz com que os visitantes fiquem mais receptivos a finalizar suas compras, já que depois não terão as mesmas condições para levar aquele produto.

O remarketing faz com que, depois de um produto ser visualizado, anúncios exibam esse mesmo produto (ou produtos semelhantes) pelas próximas páginas visitadas. Assim, por se tratar de um lembrete constante da marca, possui alta taxa de conversão.

Por fim, o e-mail marketing é a ferramenta que auxiliará em todas as outras estratégias. Os e-mails precisam conter conteúdo exclusivo e bem trabalhado sobre a marca. Se a proposta do e-mail é chamar para uma promoção, é aconselhável que se use uma chamada criativa, preço e desconto logo no assunto. Cada e-mail terá um propósito, formato próprio e um call to action que leve o visitante para o e-commerce. O e-mail marketing é uma ferramenta valiosa para o abandono de carrinho, blog, promoções, remarketing e para o uso da segmentação.

Quer saber mais sobre como utilizar da segmentação de e-mail marketing para ecommerce? Acesse aqui nosso post no E-Commerce News!

Rodrigo Martucci
Rodrigo Martucci é CEO da Nação Digital, uma das principais agências de inbound commerce do Brasil. Experiência no mercado americano trabalhando com empresas de grande porte.
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