Como escolher o melhor produto para seu e-commerce?

Gerenciar uma loja online possibilita milhares de alternativas do que irá ser vendido.  Entretanto, com uma vasta liberdade de escolha, o peso das nossas decisões é maior. Diante disso, como podemos nos orientar e decidir qual produto é mais viável para ser vendido pela internet? Ou seja, como ser criterioso e assertivo na hora de escolher os itens do seu e-commerce?

Inicio este texto deixando claro que, ao meu ver, não há nada que não seja “e-commerciável”, ou seja, impossível de ser vendido via e-commerce. Eu acredito que podemos vender tudo online, mas, obviamente, com planejamento. Com o estoque, o armazenamento e a entrega adequados para cada tipo de produto, tudo pode ser comprado virtualmente e entregue na casa do consumidor.

Pensemos então em logística e em estoque. Há produtos perecíveis que não podem ficar muito tempo parados, por exemplo. Outros são encomendas, itens mais artesanais, que demandam tempo para fazer, e todo esse processo precisa ser calculado. No caso de objetos, um estoque com muita variedade de itens e muitos produtos pode significar que a loja virtual está preparada para atender uma determinada demanda.

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Com a variedade de itens, o comprador tem mais opções para escolher, podendo comprar só um produto, ou diversos em um mesmo pedido, uma vez que ele tem uma gama maior de opções disponíveis. O que pode desestabilizar isso são os dois extremos, ou não ter a quantidade de pedidos esperada de determinado produto, o que deixa o e-commerce com um estoque grande, ou a loja ter uma demanda muito grande de um produto que excede o que ela tem em estoque e não ter tempo hábil para a produção dos itens na quantidade adquirida por seus compradores.

Na parte de divulgação da loja, o empreendedor pode apostar no que é mais seguro para que se mantenha uma renda estável. Gerenciar a loja sem muitos riscos e “emoções”. No entanto, ser inventivo e pontual em suas divulgações e na criação de novas ofertas, pode fazer com que se ganhe muito mais dinheiro. Se a divulgação foi segmentada de acordo com o perfil do público-alvo do que é vendido, a eficiência no alcance ao consumidor e ao retorno financeiro são bem maiores.

Portanto, acredito que tudo se trata de planejamento. Um produto que é aderente, mas que não tem a divulgação certeira pode vender menos do que algo mais ousado e que chegue até o consumidor interessado de forma efetiva. Esse é o ponto, qualquer produto pode ser rentável, uma vez que se encontre a melhor forma de anunciá-lo para o público certo.

Desde carros até verduras, com os cálculos corretos, a necessidade do consumidor de ir até uma loja é cada vez menor e as oportunidades para futuros empreendedores, crescem exponencialmente.

Vinícius Andrade é CEO da Vesteer, maior plataforma de criação, venda e distribuição de produtos personalizados em todo o Brasil.

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