Como fazer um currículo para vagas na área Digital?

curriculo-vitae

Há alguns anos, sair em busca por emprego era caminhar pela cidade e entregar currículos impressos nas lojas e empresas. Com o advento da tecnologia, essa tarefa ficou mais fácil, pois é possível encaminhar seu currículo por e-mail ou cadastrá-lo em plataformas digitais.

Essa forma é mais amplamente utilizada para as vagas na área digital. Como já é feito o uso de tecnologia nessa área, o envio do currículo por e-mail se tornou algo normal.

Sabendo disso, vamos dar dicas de como fazer um currículo para se candidatar para as vagas na área digital. Confira!

Informações básicas

Um bom currículo começa com a descrição das informações básicas pessoais e de contato. Então, coloque seu nome, e-mail e outra forma de contato, por exemplo, o Skype. Seja breve, não é obrigatório colocar idade, estado civil e outras informações, exceto se a vaga pedir.

Com esses dados, o recrutador já consegue entrar em contato com você para as próximas etapas da entrevista, caso seu currículo seja aprovado na análise.

Personalize o currículo para a vaga

É sempre bom já ter um modelo de currículo em mãos para quando precisar. Mas, é importante que a cada nova vaga que você se candidate, o currículo seja adaptado para atender aos novos requisitos e objetivos.

Isso acontece, porque na área digital existem muitas funções com conhecimentos específicos. Por exemplo, na programação, há o programador back-end e o front-end, que trabalham com ferramentas e conceitos específicos de cada função.

Outro exemplo, é na área do marketing, em que temos um analista de marketing e um gestor de conteúdo. Apesar de as duas funções fazerem parte de uma grande área, é preciso criar um currículo específico para cada uma delas, falando sobre suas experiências.

Seja breve

Os recrutadores analisam muitos currículos por dia, além de realizar entrevistas pessoalmente e por telefone. Diante desse dia a dia corrido, analisar currículos que são breves, mas com informações relevantes é essencial.

Além disso, os detalhes maiores são discutidos durante a entrevista. Então, cuide para ser breve e objetivo em relação a tudo que está descrito em seu currículo. O ideal é compactar as informações em uma só página, para que depois você possa explicar melhor sobre cada item na entrevista.

Destaque seus diferenciais

A área digital é muito ampla e sempre está em constante atualização. Por isso, é interessante escrever um pouco sobre os seus diferenciais. Pode ser por meio de tópicos ou um breve texto.

Fale sobre conceitos, estratégias, práticas e áreas que você tem mais familiaridade e domínio. Além do conhecimento em questões teóricas e práticas da área, destaque seus conhecimentos em softwares e idiomas.

olist
Smarthint
Performa.AI

Fez algum intercâmbio ou passou por uma experiência profissional no exterior? Então, também inclua em seus diferenciais.

Use a criatividade

Como seu currículo é para a área digital, dependendo da vaga é importante usar a criatividade para se destacar. A maioria das vagas para a área digital permite que o currículo seja enviado no formato PDF. Aliás, se você for enviar currículos por e-mail, sempre utilize esse formato, pois se enviar em Word, corre o risco de chegar desconfigurado ao recrutador.

Mas, voltando à criatividade, além de utilizar de conhecimentos sobre design para criar um layout amigável aos olhos, você também pode usar de tecnologia. Isso pode ser feito com a inserção de links para projetos que você citou no currículo, para o seu LinkedIn ou para seu portfólio.

Além disso, pode ir mais longe e disponibilizar um QR Code ao final do currículo levando o recrutador para seu portfólio online. O QR Code pode ser feito por meio de sites, como o QR Code Generator.

Se você não sabe como fazer um bom layout, pesquise por exemplos na internet ou pague seu amigo designer para criar uma boa arte. Pense que isso é um investimento para conseguir a vaga a qual está se candidatando.

Formatos de currículos criativos

Como a área digital é bem ampla, há várias opções de vagas, desde marketing digital, publicidade, programação, edição de vídeo e até animação digital. Então, para se destacar, pode ser interessante fazer um currículo diferenciado, como os que mostraremos a seguir. Lembrando, que essas ideias podem ser inseridas dentro do currículo mais tradicional em PDF por meio de QR Code.

Vídeo

Se você está se candidatando para uma vaga de vendedor, analista de suporte ou mesmo editor de vídeo, pode criar um vídeo falando sobre suas habilidades e experiências profissionais e educacionais. Isso porque, as áreas em que há relação com o público pedem que você seja bem comunicativo e se expresse bem com as palavras. Assim, você pode demonstrar suas qualidades nesse requisito.

Já para quem é editor de vídeo, pode mostrar seu potencial na hora de editar e, assim, mostrar suas habilidades com o uso do software e criatividade.

Embalagem

Para quem é designer de produto ou designer gráfico pode mostrar seu potencial por meio de um currículo feito em uma embalagem. É só desenvolver um mockup de uma embalagem em um software, colocar seus dados pessoais, experiências profissionais e acadêmicas e deixar um QR Code para o acesso ao portfólio.

Site próprio

Para web designers ou programadores, é possível criar um site para si, podendo servir como portfólio. Assim, você mostra seu potencial na área em que está se candidatando. Para que o recrutador chegue até o site, disponibilize o link dele em QR Code no currículo. Saber como fazer um bom currículo para a vaga que está se candidatando é muito importante. Dedique o tempo que for necessário para isso e revise bem para que nenhum erro passe despercebido. Afinal, é sua oportunidade de trabalho que está em jogo.

Aproveite nossas dicas e elabore seu currículo para conseguir se destacar entre os demais.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.