Como funciona o Split de pagamento no check-out do Marketplace?

mãos segurando um cartão de crédito

Automatizar o processo com o Split de pagamento, é ganho mútuo para todos os envolvidos no ciclo de vendas – o administrador do Marketplace não se preocupa em fazer contas individuais que dão margens à erro, fora a economia de tempo com o faturamento para cada lojista (e “taí” uma ferramenta que acelera o aumento do seu ticket médio…) / o cliente consegue colocar no carrinho compras produtos de várias lojas pagando uma única vez, e consegue enxergar de modo simplificado valores detalhados/ o lojista além de eliminar uma série de processos burocráticos fica focado no que é muito importante para o sucesso de suas vendas: a logística e tempo de entrega, que por sua vez é administrado por ele mesmo. Enfim, são inúmeros benefícios que só por substituir o tempo destas tarefas no mínimo “colossais”, já valem ouro para os administradores da operação.

Mas…

…O que é este tal de Split mesmo?

Conceito: É a divisão de um recebível em dois recebedores!

É a solução para o marketplace automatizar a distribuição de comissionamento entre seus parceiros (de forma invisível) na venda, e todo seu gerenciamento é feito pelo próprio Marketplace. Portanto quando um cliente realizar uma compra com diferentes vendedores na mesma transação, o pagamento já será dividido entre todos os parceiros envolvidos, descontando a % de comissão estipulada previamente pela Administração do Marketplace.

Imagine que um e-consumidor colocou em seu carrinho de compras, 2 produtos de 2 Lojas diferentes no marketplace. Ao final da compra, o cliente tem um único pedido, correto? O split de pagamento é feito automaticamente, logo no momento do faturamento, com os valores de cada produto sendo creditados para o respectivo lojista (seller / fornecedor). Porém, como são vários sellers acionados no mesmo pedido, é necessário que o Split divida: Loja / Produto / Frete / prazo de entrega de forma muito organizada e entendível para conclusão do pagamento.

Vamos a um exemplo?

Maria gostou de uma promoção que recebeu em seu e-mail do Marketplace da XBeauty, e comprou 1 bolsa na Loja online Estrela e 1 chapéu na Loja Sol. O pedido dela totalizou em R$ 250 reais, sendo R$150,00 da loja Estrela e R$100,00 da loja Sol.

Smarthint
olist
Performa.AI

Dado: o administrador configurou sua tecnologia de gestão de marketplace para que a comissão sob as vendas de seus vendedores seja de 15%.

A distribuição de valores ficará desta forma:

Marketplace XBeauty  R$37,50

Loja Estrela                  R$127,50

Loja Sol                        R$85,00

Julgo que o Marketplace deverá cobrar sob o valor do pedido, deduzindo o valor do frete (quando houver), de forma que este modelo valha a pena para o seller continuar confiando-lhes seus produtos expostos em sua loja ( ou, qual seria o benefício?).

Vale a pena ressaltar que dentro desta comissão do marketplace já contempla a taxa do Meio de pagamento (que pode ser Pagseguro, Pagar.me, Moip entre outras,  o que importa é que tenha a função Split)

Este modelo é totalmente flexível, de implementação técnica mais simples, por isso comporta regras de negócio mais específica e dinâmica, o que ajuda a engajar mais lojistas e parceiros.

Vanessa Mattos
Vanessa Mattos é Gerente Comercial na TrayCorp, tecnoogia para E-commerce focada em alta conversão. Formada em Publicidade e Propaganda, especialista em estratégias no mercado digital com destaque para E-commerce, Marketplace e Marketing Online. Atuou em projetos de diversos portes, desde startups até marcas consolidadas tais como: Ricardo Eletro, Vtex e Oracle, entre outros. Focada em consultorias de conversão e performance em operações de vendas na Internet.
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