Como gerar tráfego qualificado em seu e-commerce?

Você sabe o que é tráfego qualificado? Se não sabe, devemos alertá-lo que você deve estar perdendo tempo e dinheiro com pessoas que não estão interessadas em seus produtos. O sucesso do seu e-commerce está diretamente ligado ao fato de você conhecer seu público-alvo, saber aonde encontrá-los e desenvolver conteúdos que atraiam o interesse deles.

Dessa forma, você atrairá o tráfego qualificado e, mais do que atrair mais clientes, sua empresa conquistará clientes fiéis, leads qualificados e, consequentemente, aumentará as taxas de conversão de venda.

Quer saber como fazer para gerar tráfego qualificado em sua loja virtual? Continue lendo esse artigo.

Tráfego qualificado

Você sabe diferenciar um simples tráfego de um tráfego qualificado? O tráfego propriamente dito engloba todos os acessos em sua loja virtual, ou seja, qualquer pessoa que acessa sua loja por qualquer motivo. Já o tráfego qualificado, corresponde às pessoas que acessam seu e-commerce com algum interesse no que você oferece.

Veja bem, levando em consideração a definição que demos, o que é mais importante: atrair pessoas no geral (qualquer usuário que está na rede) ou atrair pessoas que possuem um forte potencial em consumir algo (correspondem ao seu público-alvo)?

Temos certeza que você escolheu a segunda opção, certo?! De nada adianta você ter muitos acessos se não são de pessoas que irão consumir algo – a qualidade é bem mais importante do que a quantidade!

Portanto, você deve apostar em estratégias para conquistar clientes que correspondam ao mesmo padrão de perfil do seu público-alvo (tráfego qualificado) e, assim, conseguirá melhorar os resultados obtidos na internet (posicionamento da marca), ter mais visibilidade e aumentar a taxa de conversão de vendas.

Como gerar tráfego qualificado

Como vimos, você deve guiar suas estratégias para atrair tráfego qualificado. Para isso, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo e saber aonde eles se encontram e, a partir daí, é preciso produzir conteúdo interessante, que atraiam a atenção deles. Entendeu a lógica? Então, vamos detalhar cada uma dessas etapas:

1. Público-alvo

Quem são eles? O que eles fazem no dia-a-dia? Qual a faixa etária? Quais os hábitos e interesses? Como se comportam? Sobre o que pesquisam na internet? Quais são seus grupos sociais?

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O primeiro passo para atrair tráfego qualificado é conhecer muito bem seu público-alvo, ou seja, você deve conseguir responder as perguntas que fizemos ali em cima. Ao conhecer a vivência, hábitos e comportamentos do seu potencial cliente, suas estratégias deixarão de ser em vão e passarão a ser direcionadas para aqueles que realmente tem interesse nos seus produtos – a chance de você vender vara de pescar para pessoas que seguem páginas de basquete é bem baixa!

2. Fontes de tráfego

Depois de conhecer muito bem seu público-alvo, está na hora de encontrá-los e aproximar-se deles. Primeiro, aonde está seu público-alvo e quais redes sociais eles usam? Após responder essas questões, você pode optar pelas seguintes fontes para atrair tráfego qualificado:

– Tráfego Pago: é usado para atrair potenciais clientes através do pagamento de anúncios publicitários em plataformas específicas – por exemplo: link patrocinado;

– Tráfego Orgânico: ao contrário do primeiro, o tráfego é conquistado através de anúncios gratuito – por exemplo: blog e SEO;

– Tráfego Social: como o nome já sugere, consiste em atrair os potenciais clientes através das redes sociais do e-commerce – por exemplo: Facebook, Twitter, YouTube, etc.;

– Tráfego de Referência: o cliente vê uma referência a sua loja em algum lugar (seja por clientes ou outras lojas) e chega até você – por exemplo: parcerias com outras empresas e link building.

Atenção: o Google é constantemente mencionado como um dos melhores locais para gerar tráfego, mas não é o único – e, muitas vezes, pode não ser o principal! Faça um mapeamento para achá-los e, dependendo do resultado, amplie suas opções de divulgação em outros locais – é muito importante estar no maior número de plataformas possíveis, para atingir mais pessoas.

3. Conteúdo compartilhável e com regularidade

Após conhecer seus potenciais clientes e encontrá-los, é preciso atraí-los. E como fazer isso? Com conteúdo de qualidade, originais e relevantes, que possa interessar os consumidores. E qual a meta? Ter o conteúdo compartilhado pelos seus clientes, porque isso faz sua marca chegar a mais pessoas.

Agindo assim, você só tem a ganhar: seu público se tornará engajador da sua marca, acompanhando e buscando novidades, além de compartilhar o conteúdo, e sua plataforma será valorizado pelo Google também, que aprecia publicações com conteúdo interessante e que são postados com regularidade – por isso é bom investir em blog e manter as descrições dos produtos bem detalhadas.

Conclusão

Existe diversas formas de atrair tráfego para a sua loja virtual, podendo ser através de mídias convencionais (jornais, TV, rádio, etc.) ou por mídias virtuais (usando a internet a seu favor). Todos os meios são válidos, desde que usados de maneira coerente. Independente do meio, o que vale é divulgar. Quanto mais, melhor. Mas não se esqueça da importância de investir em ações que atuem diretamente no seu público-alvo.

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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