Como o Inbound Marketing pode ajudar sua loja virtual

O Inbound Marketing é uma estratégia de geração e conversão de leads, que consiste em criar conteúdos relevantes sobre o seu segmento para um público direcionado. Por isso, o conceito de Inbound Marketing pode ser traduzido como “marketing de atração”.

Diferente do Outbound Marketing, que vai até o consumidor para oferecer produtos e serviços, o Inbound faz com que o consumidor venha até a marca. Para isso, a empresa tem que ser relevante e demonstrar autoridade. Assim, o público poderá se interessar pelo que a marca oferece.

A partir do momento em que o público se interessa pelo conteúdo oferecido pela marca, começa o processo de conversão do lead. O intuito é não só oferecer conteúdo relevante para atrair o consumidor, mas também respeitar cada processo em que o usuário se encontra.

E esse é exatamente o ponto característico do Inbound Marketing: toda a estratégia respeita um processo. Dentro desse processo, é possível impactar o consumidor em seus diferentes processos de compra e falar com ele de maneira personalizada e específica.

Uma das grandes vantagens do Inbound é que todas as ações feitas dentro da campanha podem ser mensuradas. Com isso, é possível otimizar processos e ações, para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).

Agora que já sabemos o principal objetivo do Inbound Marketing, fica o questionamento:

Como utilizar o Inbound para converter mais em meu e-commerce?

Só quem tem uma loja virtual sabe que há uma série de fatores importantes para que o usuário tenha uma boa navegação em sua loja. Layout, usabilidade, adaptação para mobile: todos esses fatores, quando bem utilizados, podem influenciar positivamente na experiência do usuário.

Quando tratamos de Inbound Marketing, temos uma possibilidade de estratégias que visam atrair o possível consumidor até a sua loja.

Utilize blog

Podemos dizer que o blog é o centro de toda estratégia de Inbound Marketing. Um conteúdo bem produzido e relevante para o segmento pode ser postado no blog da sua empresa. Desta forma, quando você divulgar esse conteúdo, estará atraindo possíveis interessados em sua área de atuação.

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Por exemplo: se você é dono (a) de uma loja de roupas femininas, e deseja atrair para sua loja virtual um público qualificado, dê dicas de moda e beleza. Produza conteúdo relevante para seu segmento.

Assim, o público da sua marca começará a acompanhar a sua empresa não só pelos produtos que você oferece, mas pela autoridade que possui.

Dispare E-mails Marketing

O disparo de e-mail marketing é mais uma maneira de atrair o seu público, não necessariamente vendendo um produto ou serviço, mas oferecendo uma possibilidade de relacionamento da sua empresa com o usuário.

Fale sobre novidades e dicas. Divulgue descontos ou frete grátis. O e-mail marketing é uma das principais estratégias para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.

Além disso, é muito usado também no pós-venda. Crie um vínculo com seu comprador. Agradeça e parabenize-o pela compra, oferecendo uma vantagem ou desconto se este voltar a comprar em sua loja.

Crie uma Landing Page

Quase todos os planejamentos de Inbound Marketing para e-commerce têm a elaboração de uma Landing Page.

Utilize-a para conseguir o contato de um lead qualificado. Ofereça um desconto em troca de um cadastro. Ou até mesmo foque a Landing Page em um produto específico, mostrando a promoção só após o usuário deixar seu nome, e-mail e telefone.

Assim, você conseguirá a captação de leads e ambos os lados serão beneficiados.

Com essas dicas, é possível utilizar a estratégia de maneira consciente, elaborando um planejamento específico para sua loja virtual. Para isso, converse com uma empresa profissional em marketing estratégico.

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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