Como os consumidores podem se proteger das fraudes e ter segurança na compra durante a Black Friday?

Estamos às vésperas do evento mais importante do e-commerce brasileiro: a Black Friday, uma excelente oportunidade para adquirir os produtos que se deseja, a um preço geralmente muito abaixo do comum. O consumidor deve, sim, aproveitar a data, mas sem abrir mão de um cuidado crucial para não cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas, que se aproveitam para aplicar um golpe bastante conhecido: a criação de lojas de fachada.

Nesta época do ano, alguns sites são colocados no ar com ofertas aparentemente irrecusáveis, envolvendo produtos muito cobiçados – como smartphones, notebooks e eletrônicos em geral, por exemplo. Muitas destas lojas se assemelham muito a importantes e-commerces brasileiros, e a princípio não levantam suspeita. A princípio.

Entretanto, um consumidor que se sinta tentado por esta promoção imperdível corre o risco de realizar o pagamento do pedido – normalmente por transferência ou boleto bancário – e jamais receber o produto desejado. Nos últimos anos, inclusive, foram noticiados casos de clientes que recebiam tijolos pelos correios em vez de um smartphone. E não haviam como denunciar o golpe – no momento da entrega, o site falso inclusive já havia sido retirado do ar.

Por outro lado, basta seguir algumas orientações muito simples para saber se um site é de fato confiável para a realização de uma compra importante ou se apenas uma armadilha criada por criminosos.

A primeira – e mais básica – é consultar a reputação deste e-commerce sites como o Reclame Aqui ou procurar comentários sobre ele nas redes sociais – principalmente Facebook. E-commerces que não tenham uma boa reputação no Reclame Aqui devem ser evitados – ou aqueles também que tenham anúncios em redes sociais recheados de erros de português.

Edrone
Smarthint
olist
Performa.AI

Outro fator importantíssimo para checar a fiabilidade de um e-commerce é conferir quais são as formas de pagamento que aquele site aceita. Se uma página não aceita pagamentos por cartão de crédito, atenção: o risco aumenta muito!

O cliente não precisa necessariamente escolher pagar por cartão de crédito, mas o fato de esta forma de pagamento não estar disponível conta muito contra a loja. Isso porque o empreendedor deve apresentar uma extensa documentação para receber o aval de receber pagamentos por cartão – algo que não acontece com o boleto, por exemplo.

Ainda há outro fator importantíssimo para o cliente a respeito do cartão de crédito, que, por contrato, sempre protege o portador em pagamentos realizados on-line. No caso de uma loja de fachada ou na utilização indevida do plástico para compras fraudulentas, o cliente tem o direito de realizar o cancelamento daquela transação e solicitar o estorno.

O mesmo não acontece com o boleto: bancos e instituições financeiras não costumam se responsabilizar no caso de pagamentos de títulos, sejam eles fraudulentos ou direcionados a contas de laranjas. Se, mesmo assim, o consumidor preferir esta foram de pagamento, é necessário checar atentamente todos os dados que constam naquele carnê.

Comprar pela internet tem se tornado cada vez mais seguro e vantajoso para o consumidor brasileiro. O cliente não pode perder a oportunidade de aproveitar as promoções da Black Friday, mas é preciso ter o mínimo de atenção para não cair em ciladas e enfrentar uma forte dor de cabeça nas semanas seguintes.

Tom Canabarro
Tom Canabarro é cofundador da Konduto, startup brasileira especializada em análise de fraude e comportamento de compra na internet.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.