Como um bom planejamento pode contribuir para um ambiente corporativo mais eficiente?

Você já parou para pensar que tudo que fazemos envolve planejamento? Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, as atividades cotidianas são ao menos minimamente planejadas – seja mentalmente ou com um auxílio de agendas, aplicativos, etc.

Dito isso, por que o dia a dia de nossas empresas seria diferente? Para alinhar os rumos do negócio, de modo que ao fim de cada ciclo de tempo os objetivos estabelecidos sejam alcançados, é fundamental que as companhias contem com um planejamento estruturado, que servirá de bússola para a tomada de decisões dos gestores e para um aumento da eficiência dos processos de cada organização.

Mesmo com tais benefícios, o número de empresas que conta com planejamentos estruturados ainda é baixo. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa recente realizada pela consultoria Ancona, que ouviu 150 empresas, a maior parte das companhias não realiza uma tomada de decisões com base em planejamento e indicadores de mercado.  A mesma pesquisa aponta que 65% das instituições precisam investir em processos que tornem as atividades mais otimizadas.

O grande problema de não contar com planejamentos estratégicos para cada área do negócio consiste no fato de que, sem uma orientação baseada em dados e indicadores assertivos, a gestão das empresas é realizada de modo meramente intuitivo, tátil, como se caminhássemos em um terreno desconhecido e sem mapa. Ademais, a falta de planejamento pode contribuir ainda para:

  • Aumento de custos extras e não planejados;
  • Morosidade nos processos;
  • Desalinhamento e falta de orientação entre as equipes;
  • Dificuldades com projetos de inovação;
  • Comunicação não-integrada e posicionamento confuso para os clientes;
  • Redução dos lucros;
  • Dificuldade em expandir os negócios.

Como novas tecnologias contribuem para planejamentos eficientes?

Smarthint
Performa.AI

Como apontado acima, a falta de planejamento estratégico pode resultar em grandes perdas para os negócios. Sendo assim, é fundamental que os gestores estudem e busquem por estratégias que possibilitem o quanto antes a implantação e manutenção desse conceito.

Nesse processo, questões como missão, visão e valores da empresa devem ser questionadas e, quando necessário, redesenhadas. O uso massivo de indicadores também deve ser implementado, incluindo estudos de mercado, definição de público-alvo, indicadores sobre a conquista dos objetivos macro e para o aperfeiçoamento das práticas de inovação. Para tanto, implantar indicadores que meçam a eficácia de cada ação da empresa é indispensável. A tecnologia, por sua vez, é essencial nesse processo.

Com a transformação digital a todo vapor, soluções tecnológicas que monitoram e auxiliam no planejamento se tornam mais populares a cada dia, como por exemplo, ferramentas de gestão de contratos, que garantem maior controle de riscos, bem como ERPs inovadores, que proporcionam métricas bem estruturadas para a agilidade e eficiência nas organizações.

O leque de soluções que podem contribuir para ações eficientes na hora de estruturar um planejamento estratégico é gigantesco. No entanto, outro ponto que deve se levar em conta é a colaboração de profissionais capacitados e empenhados nessas mudanças. Nesse sentido, é possível recorrer a processos de Outsourcing que, com o auxílio de equipes especializas, proporcionam resultados mais eficazes nesse movimento de transformação.

Para concluir, vale sempre a pena lembrar a frase do mestre Peter Drucker, que decifra, de modo sintético, a importância do planejamento: “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”.

Avatar
Régis Lima tem mais de 16 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI. Atualmente é diretor executivo na Lumen IT, sendo responsável pelas áreas comercial, financeira e de marketing da empresa.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.