Como usar a concorrência a favor do seu negócio?

Investir alto ou segmentar o público?

A palavra concorrência no mundo dos negócios ainda assusta muito empreendedor. Em algum momento você observou os possíveis concorrentes do seu nicho, certo? Aqui vou esclarecer por meio da minha experiência em consultoria empresarial e também como empreendedor, porque devemos usar a concorrência a favor do crescimento da empresa e como torná-la uma fonte de criatividade.

É muito importante atentar-se que a concorrência precisa existir em qualquer segmento, e a partir dela, é que o mercado irá se expandir, além do interesse pelo tipo de produto e serviço. Quanto menos concorrência, melhor? Pelo contrário! Quanto mais concorrência, maior é a oportunidade.

Porém, resta a pergunta principal desse artigo: como tornar a concorrência uma grande aliada da sua empresa. Veja a seguir algumas dicas que observei na prática:

Maior atenção às melhorias necessárias

Ao observar os pontos fortes do concorrente, seja na estrutura ou serviços, o empresário mantém suas “lanternas atentas”. Quando há concorrência, aumenta consecutivamente a criatividade e o anseio por superação.

Grandes empresas, como o Google, Amazon, Buscapé e muitas outras, acreditam que sempre podem oferecer um melhor produto ou serviço. A concorrência abre os olhos do empreendedor para novas oportunidades e uma visão crítica sobre o que precisa melhorar na própria empresa.

Criatividade e insights podem surgir

Quando o empresário consegue se posicionar exatamente sob a ótica do cliente, o que ele gosta, prefere e costuma se atentar na hora das compras, consegue driblar a concorrência. Esse é um dos grandes segredos.

Nenhum concorrente oferece um produto ou serviço perfeito, lembre-se! Além disso, busque diferenciar-se da concorrência com sutilezas. Por que sutilezas? Será exatamente essas pequenas diferenças que o nosso cérebro ira notar.

O público fiel a um determinado produto é um seguidor e cria expectativa. Existem alguns padrões que devemos seguir, inclusive repetir da concorrência. Sutilezas no atendimento, design do site, estrutura física criativa ou que transmita uma mensagem que seja relevante para o seu público-alvo, podem fazer a diferença na decisão da compra.

Mais concorrentes é sinônimo de mais clientes

Se existem várias empresas que prestam o mesmo serviço, isso é um sinal de que o público busca por essa oferta no mercado. Esse é mais um lado positivo da concorrência: a expansão e novas oportunidades no mercado.

O senso comum faz você pensar que a situação perfeita seria estar num cenário em que é o único a oferecer essa oferta, assim atrairia toda a clientela para sua empresa. Porém, na prática ocorre completamente o contrário, na maioria dos casos. Quanto mais escasso é o mercado, menor é a clientela interessada no produto ou serviço.

Portanto, quanto mais concorrentes sua empresa tiver, mire nas oportunidades e use todo o seu potencial criativo e competitivo-positivo para fazer a diferença.

O que é competitividade positiva e como aplicar no seu negócio?

Há outro tipo de concorrência que pode ser até mais “feroz” que a existente no mercado entre as empresas: a competitividade entre os colaboradores.

A competitividade tem duas faces: a positiva e a negativa. É importante focar na competitividade positiva para prosperidade do negócio e harmonia entre os colaboradores.

A competitividade positiva é um conceito (que também pode ser usada para as empresas), desenvolvido pelo prof. Renato Grinberg, que se baseia na premissa que a competição, na sua essência, tem que ser com você mesmo. O objetivo é a busca da excelência em tudo que se propõe a fazer.

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A sua empresa pode criar uma atmosfera de competitividade positiva também nas estratégias internas, o que vai garantir excelentes resultados externos frente à concorrência.

Lembre-se, você empresário, é o mastro dessa orquestra. Empresa e colaboradores devem caminhar numa mesma direção e obter propósitos claros.

#Dicas para tornar a sua equipe mais competitiva e performática:

Reconheça colaboradores individualmente e mostre para a equipe como todos podem se beneficiar com a mesma iniciativa;

Implante a cooperação e propicie espaços em que um possa aprender com o outro;

A competição deve ser a favor dos resultados finais da empresa, não com foco em resultados individuais;

Recompense os colaboradores pela conquista da equipe e também individualmente àqueles que se destacaram;

É importante que os indivíduos com bom desempenho sejam incentivados a superar as próprias metas, no lugar de superar os membros da equipe.

Maior parâmetro para preços e serviços

A concorrência ajuda muito na hora de elaborar a tabela de preços e serviços. Existe um mercado para se espelhar. O mesmo não ocorre quando se trata de um segmento muito fechado. Os preços serão relativamente tabelados conforme o nicho. A prestação de serviço pode ser observada, mas nessa tarefa aconselho obter um diferencial competitivo.

Gosto sempre de ressaltar durante as consultorias o cuidado ao tornar o preço um diferencial competitivo, o que não vai agregar valor comercial ao seu produto, tampouco aumentar as suas vendas.

A criatividade e excelente atendimento, focados no seu público-alvo, colocam a sua empresa à frente da concorrência. Sabemos que por trás disso existem vários pilares, como: treinamento da equipe, planejamento estratégico eficiente e planejamento de marketing muito bem segmentado.

Vantagens indiscutíveis sobre a concorrência acirrada:

Sair da zona de conforto: o empresário será obrigado a se destacar, pensar em estratégias e a exercer sua criatividade;

Autocrítica: usar a concorrência como parâmetro contribui para que o empresário tenha senso crítico sobre a gestão do negócio no geral: processo de vendas, marketing e estrutura;

Por dentro das tendências de mercado: empresas a cada dia mais enxergam a competitividade como parceria, crescimento e trabalhos colaborativos;

Quanto maior o mercado e a concorrência, maiores são suas chances de lucros e sucesso;
A competitividade inspira o empresário a produzir mais e melhor;

Maior foco no cliente e no seu comportamento na hora das compras faz a diferença entre as empresas que se destacam.

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Adriano Nodari é Fundador e consultor sênior da Nodari Consultoria, desde 2005. Trabalhou como gestor em indústrias de automação bancária e ergonômica. É especialista em Planejamento Financeiro e Gestão Estratégica de Negócio. Possui MBA em Finanças pelo IBMEC; Pós Graduando em Marketing pela USP; Engenheiro de Produção Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI); Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching; Consultor em Gestão de Conflitos na metodologia SDI, certificado pela Personal Strenghts; BSC – Balanced Scorecard e Gestão por Competência pela FGV; Consultoria Empresarial pela FIA.
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